Bêbado De Plenitude

laitman_572_02Pergunta: Por que o feriado de Purim é considerado um feriado familiar em todo o mundo?

Resposta: Não é um feriado familiar. O feriado de Purim é mais como um feriado das crianças, um feriado de felicidade e alegria, porque simboliza o renascimento do povo. Nós aparentemente renascemos neste feriado!

Quando nós estamos separados uns dos outros, não somos um povo. No entanto, quando começamos a nos reunir, algo novo nasce em nós. Assim, em Purim, há o costume de dar presentes uns aos outros, Mishloach Manot (pacotes de presente), especialmente vinho e doces.

O vinho simboliza Ohr Hochma (Luz da Sabedoria). Hamãtashen, biscoitos de forma triangular, simbolizam Ohr Hassadim (Luz da Misericórdia). Hassadim e Hochma devem se conectar, se vestir uma na outra, e isso nos dará elevação espiritual.

No feriado de Purim, há um costume muito interessante de beber vinho sem quaisquer restrições, Ad De’lo Yada (até que a pessoa não saiba). Se neste dia a pessoa estiver tão bêbada quanto Lot, é um sinal de que ela cumpriu a tradição do feriado.

Isto é, se mantivermos o feriado de Purim espiritualmente e nos unirmos, com isso vamos levar toda a humanidade à unidade e elevá-los diante de nós ao nível de adesão com o Criador. Toda a humanidade alcança a eternidade e plenitude, e este estado pode ser materializado em alguém sobre quem se diz, “…até que a pessoa já não saiba a diferença entre ‘Bendito seja Mardoqueu’ e ‘Maldito seja Hamã’”. Em outras palavras, a pessoa esquece completamente todas as suas limitações. Ela entra num espaço onde não há nada, exceto a eternidade e plenitude. Esse estado pode ser comparado apenas com o estado de uma pessoa que está bêbada de felicidade sem beber qualquer bebida alcoólica.

No feriado de Purim, todas as ruas de Israel estão cheias de sons de canto, dança e carnavais, que são chamados de Adloyada. Nós vestimos roupas e aparentemente mudamos nossas identidades, tornando-nos outra pessoa.

Pergunta: Por que nós dizemos que chegará a hora quando todos os feriados vão desaparecer e só o feriado de Purim permanecerá?

Resposta: Isso é porque todos os feriados simbolizam fases de transição no caminho em direção à completa unidade e realização do Criador, a adesão com o poder superior. Todos os feriados são classificados até este nível: Rosh Hashaná (Ano Novo), o êxodo do Egito, a recepção da Torá, e assim por diante. Eles representam precisamente as etapas do trabalho para a unidade entre nós, enquanto Purim é o feriado final que simboliza a conclusão da correção. Depois disso, nós alcançamos cem por cento de plenitude e eternidade.

De uma Palestra sobre Purim 18/02/15

Comente