Jogar Uma Moeda Ou Pensar?

962.4Pergunta: Temos que tomar muitas decisões todos os dias. Os romanos, por exemplo, jogavam uma moeda. Eles até tinham um ditado: ou um navio ou uma cabeça. Em outras palavras, tudo ou nada. Em 1845, a moeda resolveu a questão do nome da cidade de Portland, Oregon, que originalmente deveria ser chamada de Boston, mas a moeda mostrou o contrário e, em vez disso, tornou-se Portland.

Os cientistas realizaram um estudo. As pessoas que precisavam tomar uma decisão vital foram instruídas a “jogar uma moeda”. Eles jogaram uma moeda e quando verificaram depois de seis meses, viram que as pessoas se sentiram bem com a decisão de jogar uma moeda.

Os cientistas acreditam que esta é a escolha do meio-termo. Como você acha que devemos tomar decisões: com uma moeda ou de outra forma?

Resposta: Acredito que se estamos falando de coisas sérias, por exemplo, a escolha do nome da cidade, então precisamos fazer uma pesquisa geral. Se for algum tipo de problema privado, mas você ainda tem família e assim por diante, resolva-o em conexão com outras pessoas.

Pergunta: Isso significa que não sou eu que tomo a decisão, mas preciso levar em consideração tudo e todos?

Resposta: Claro. Você não pode decidir tudo.

Pergunta: E se eu tiver um caráter tal que eu mesmo tome decisões?

Resposta: Significa que você ainda não recebeu golpes suficientes, da família, dos filhos, dos pais, das pessoas ao seu redor, do país, de qualquer coisa. Você ainda tem que levar todos em consideração.

Pergunta: O que deve acontecer quando o chefe do país, o líder, toma uma decisão?

Resposta: Se ele toma uma decisão sozinho, ele não é um líder. Ele deve entender como precisa tomar decisões para que sejam aprovadas pela maioria do povo, e que falem bem dele.

Isso sugere que ele tomou a decisão certa, não para se respeitar, mas para confirmar que tomou a decisão certa.

Comentário: Isto é, quando as pessoas dizem: “Que bênção termos um líder assim. Nós realmente nos sentimos bem sob seu governo”.

Minha Resposta: Sim, é assim que ele deve tomar sua decisão para que as pessoas falem dele assim. Não porque ele queira que as pessoas falem dele assim para se orgulhar e assim por diante, mas porque ele está satisfeito por ter tomado a decisão de acordo com o povo. É muito importante.

Pergunta: O que significa tomar uma decisão de acordo com o Criador?

Resposta: Significa estar entre os sábios que o ajudariam a entender o pensamento do Criador e tomar uma decisão de acordo com ele e com o Criador.

Pergunta: Que decisão toma um sábio que está em conexão com o Criador?

Resposta: Como levar as pessoas ao Criador, não há mais nada.

Pergunta: Isto é, quando dizemos “decisões fatídicas”, para o sábio elas são apenas aquelas que envolvem levar as pessoas ao Criador?

Resposta: Só nisso. Afinal, não há mais nada no mundo. O resto é apenas coberto com todos os tipos de palavras diferentes, mas praticamente é o mesmo desejo.

Comentário: Ou seja, se por exemplo os líderes do nosso mundo estão decidindo como fazer uma reforma econômica, como construir algo…

Minha Resposta: É sempre a mesma pergunta: “Como dar um passo mais perto do Criador?” Pode ser a economia ou saúde, ou qualquer outra coisa!

Pergunta: Eles simplesmente não sentem isso, certo?

Resposta: Eles não sentem, mas o sábio sente. A solução está sempre nisso: estar mais perto do Criador.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 04/08/22