Por Que Estamos Separados Do Criador?

962.2Porém, as almas, cuja criação se deu apenas porque Ele quis agradá-las, que é o pensamento da criação, foram necessariamente impressas com esta lei de querer e ansiar por receber Sua abundância. É aqui que elas diferem Dele, já que sua forma mudou da Dele (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, Parte 1, “Observação Interna”, Capítulo 3, Item 15).

O Criador criou o desejo de receber prazer. Esse desejo está nas almas, cada uma na sua medida. Quanto maior o desejo de receber e, naturalmente, sua realização, maior é a alma. E vice-versa, quanto menor o desejo de receber, menor é sua realização e menor é a alma.

Comentário: Aqui vemos um princípio fundamental muito importante que se manifesta em nossa vida. Só podemos receber prazer da presença do Criador. O resto é muito menor.

Minha Resposta: Isso é totalmente correto.

Comentário: Por um lado, o Criador criou o propósito da criação. Devemos inicialmente receber prazer de Sua presença, da conexão com Ele. Por outro lado, é justamente o fato do Criador ter criado o desejo de receber prazer Dele em nós que nos separa Dele.

Minha Resposta: Sim. Por um lado, esse desejo determina o poder da alma e, por outro lado, também nos separa do Criador.

Pergunta: Então, o que devemos fazer?

Resposta: É por isso que temos a sabedoria da Cabalá, um método que nos permite crescer nossa alma e ao mesmo tempo não nos separar, mas nos aproximar do Criador.

Este é um sistema especial de recepção: por um lado, receber prazer do Criador e, por outro lado, estar com Ele na equivalência de qualidades.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)”, 20/11/22