Ver O Futuro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu não entendo o que eu tenho que acrescentar para realmente participar do meu próprio desenvolvimento.

Resposta: Quando um bebê nasce, ele primeiro cresce apenas instintivamente. Mas aos poucos ele se torna mais consciente.

Qual é a diferença entre um bebê de um ano de idade e uma criança de cinco anos de idade? O que mudou além do peso da criança? Uma criança de cinco anos de idade pode de alguma forma compreender o futuro, o que significa o resultado dos estados que ela está enfrentando. Ela pode avaliar e ver o futuro, o que significa esperar o próximo estado.

Os animais fazem isso instintivamente, mas não os seres humanos. Um bebê pode cair de um lugar alto e não entende que isso é perigoso. Ele pode colocar algo quente em sua boca e se queimar. Um animal não faria tal coisa; ele não iria cair de um lugar alto e não chegaria perto do perigo. Um bebê cresce e adquire a sabedoria que não tem.

Um homem sábio é aquele que vê o futuro, o que significa como um estado se desenvolve. Isto é o que os animais fazem instintivamente, mas apenas na esfera limitada de sua existência. Uma pessoa tem uma capacidade muito forte desde que ela se desenvolve por si mesma.

Baal HaSulam diz que se alguém visse um bebê recém-nascido e um bezerro recém-nascido, diria que o bezerro é uma criatura mais perfeita do que o bebê, porque o bebê é totalmente impotente, enquanto o bezerro já pode andar, entender, sentir e é forte .

Mas porque nós desenvolvemos a capacidade de ver o futuro, entendemos quem é mais perfeito. Toda a sabedoria é a capacidade de ver o futuro. Portanto, as pessoas consultam os sábios que veem o que as pessoas comuns não podem ver. Isto é o que nós temos que adquirir atualmente, porque o mundo inteiro está se tornando confuso e deprimido. Ninguém sabe o que fazer e ninguém vê qualquer resultado possível. Portanto, nós temos que aprender a ver o futuro.

Em contraste com as gerações anteriores, nós já podemos ver o futuro, o nosso futuro, só em vasos de doação. É porque o futuro espiritual está se aproximando e não podemos identificá-lo, e por isso achamos que tudo está desmoronando. No entanto, o ponto é que não podemos perceber e ver o futuro e inseri-lo em nossos vasos atuais porque não pertencemos a esse sistema. Para nos tornarmos compatíveis com esse sistema, para vermos o futuro e entendermos as mudanças que temos que fazer, a fim de nos adaptarmos ao futuro, precisamos ser sábios.

Um homem sábio é quem conhece a sabedoria da Cabalá. Por isso, está escrito nos profetas que milhares em todo o mundo vão se agarrar a cada homem sábio, para que ele os lidere.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/04/25, Escritos do Baal HaSulam

Comente