Um Solo Fértil É Necessário Para Uma Muda

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível que alguns indivíduos estudam por muitos anos, participam de um grupo e da disseminação, e, aparentemente, até agora, não têm desejo, e precisam fortalecê-lo?

Resposta: Às vezes, dez anos são necessários para uma pessoa entender que não há escolha e que é necessário se conectar com os outros. No entanto, estes não são anos desperdiçados. Tudo é levado em conta, pois não sabemos e não entendemos o nível inanimado.

De acordo com o nosso universo, nós vemos quanto tempo demorou para estabilizá-lo, bilhões de anos. Isto significa que este é um processo muito oculto que se move de forma muito lenta e gradual, mas nós temos que passar por esses níveis.

O nível de Nefesh é a nossa base, e ele deve chegar ao fim para que o nível de Ruach comece. Ruach indica que já temos movimento independente, ao passo que Nefesh não pode se mover por si só. Uma pessoa vem e vai às aulas e workshops, escuta, mas não ouve, ainda assim continua. Muitos anos se passam.

Este é o nível inanimado. Dentro dele, a pessoa ainda não pode fazer nada, pois está no nível inanimado! E daí? Eu espero pacientemente, porque vejo que ela está mudando, apesar de tudo. Isto é assim, mesmo que, por enquanto, ela não esteja crescendo em direção à Luz, como uma planta que começa a sair do chão.

Nesse meio tempo, ela é apenas o solo que passa por todos os tipos de estados de contração e expansão, mas não pode realizar qualquer atividade por conta própria. Tudo é feito de acordo com as condições externas.

Nós precisamos nos organizar dessa forma e proporcionar a todos a influência máxima. No entanto, se a pessoa foge disso, não há nada a fazer. Isso não vai levar dez anos, mas sim uma série de encarnações.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/04/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente