Sobre A Abordagem Ao Segundo Ilumimisno

Dr. Michael LaitmanOpinião (Yuri M. Kagramanov, publicitário, culturologista): “Existe um meio de prevenir o declínio da civilização europeia? Desde o início do século XXI, na encruzilhada acadêmica Ocidental, houve palestras sobre a necessidade de um Segundo Iluminismo, o que daria um novo impulso à civilização europeia – assim como o Iluminismo clássico fez.

“A elite cultural cai na multidão como no atoleiro, e a humanidade não só se tornou madura, sobre o que os intelectuais do Iluminismo estavam sonhando, mas retrocedeu à infância: ela está interessada apenas no corpo, conforto, bem-estar, poder das coisas materiais… a humanidade infantil do século XXI demonstra as falhas inerentes às crianças: credulidade, imoralidade, covardia, ignorância, propensão à violência, espírito de rebanho.

“A confiança do Iluminismo de que o ser humano é capaz de assumir o destino do mundo em suas mãos está completamente perdido. Não precisamos de ideologia, mas de visão de mundo: é um conceito muito mais amplo, sempre determinado por gênios”.

Meu Comentário: Não haverá um Segundo Iluminismo como os mestres da Europa acadêmica imaginam. O egoísmo floresceu apenas uma vez e deu o seu fruto, e hoje nós estamos colhendo-o! O Segundo Iluminismo deve ser altruísta, e será concedido ao mundo não por egoístas, mas por aqueles que dominam o caminho para sair disso, ou seja, os Cabalistas. O Segundo Iluminismo é chamado de “Educação Integral do Mundo” ou “sabedoria da conexão”.