Seguir O Professor

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que devemos fazer para obter o que você nos quer dar nesta convenção?

Resposta: Até na ciência vulgar, que aprendemos na escola ou na universidade, um estudante precisa sempre de se apegar ao professor. Embora hajam outros, vocês têm de escolher um cujo conselho seguirão. Então terão sucesso.

É assim que aprendemos no nosso mundo. Quando falamos sobre alguém, mencionamos que ele aprendeu com certo cientista reconhecido, certo académico. Pois isto indica que ele continua seu caminho.

Se não aprendemos com ninguém, permanecemos bestas. Mas pelo menos instintivamente as bestas se conseguem proteger a si mesmas, enquanto que uma criança humana não consegue sobreviver sozinha. Temos de lhe ensinar tudo. Mas até isto não é nada comparado com o caminho espiritual, onde não temos ninguém de quem retirar um exemplo, pois nós não os vemos. Nós não sabemos como tomar passos e o que é certo o que não é.

Eles confundem-nos a toda a hora e somos forçados a clarificar todos os sentimentos que passam pelos nossos corações e os pensamentos que aparecem nas nossas mentes. Não há sistema interno em nós que nos possa aconselhar exactamente o que deve ser feito, o que é bom e o que é mau.

 

Following The TeacherEntão nós avançamos somente quando nos tornamos um feto no próximo nível, como uma gota de sémen que entra no útero e se começa a desenvolver lá. E tudo o que lhe acontece é derivado do superior, da mãe, que desenvolve esta gota de sémen.

 

É também assim que é no caminho espiritual: O estudante tem de entrar no nível superior, ou seja no professor, e desaparecer lá ao receber tudo dele. Ele crescerá somente desta maneira, esta é uma condição obrigatória.

A secção onze de O Estudo das Dez Sefirot fala sobre o crescimento de cada alma. Não há outra possibilidade para crescimento senão se anular a si mesmo em respeito ao superior, ou seja que vocês aceitam suas condições com os vossos olhos e o seguem. Muitos artigos foram escritos sobre isto. Então uma pessoa tem de se anular a si mesma para o grupo e juntamente com isto se anular a si mesma para o professor: considerar o seu caminho, considerar seu conselho. Não há outra possibilidade.

É assim que acontece com toda a criatura que nasce nos níveis inerte, vegetativo e animal do nosso mundo, e correspondendo ao mesmo princípio o nascimento nos níveis espirituais acontece. Aprendemos do exemplo do nível animal e comportamos em concordância no nível da alma humana.
[134706]
Da Convenção Em França “Um Por Todos E Todos Por Um,” Dia Um 5/9/14, Lição 1

Comente