É Bom Que O Meu Ego Esteja Em Desespero!

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati # 59 “Sobre o Bastão e a Serpente”: No entanto, se a mente de uma pessoa não alcança isso, mas resiste, então ela deve dizer que a fé tem maior importância do que a mente. Conclui-se que, naquele momento, a pessoa abaixa a mente e diz que o que entende dentro da razão, que ela resiste ao caminho do Criador, é que a fé é mais importante do que sua mente. Isso ocorre porque todos os conceitos que contradizem o caminho do Criador são inúteis.

Mas sim, “que têm olhos e não veem, que têm ouvidos e não ouvem”. Isso significa que ela anula tudo o que ouve e vê, e isso é chamado ir acima da razão.

Se eu tento adquirir poderes do ambiente e do Criador e continuo a seguir o caminho espiritual, embora este pareça inútil e sem esperança, isso significa que eu trabalho na fé e na doação, já que desconsidero o que a minha mente me diz.

Eu ainda posso esperar receber o que desejo em certo momento, que vou ver algum benefício mais tarde, apesar de não vê-lo agora. Nesse caso, eu trabalho dentro da razão, na medida em que simplesmente aceito uma determinada prorrogação e espero ver logo à frente.

Eu também posso perceber isso como uma oportunidade para desistir da recompensa, para subir ao nível de doação e seguir este caminho, sem considerar qualquer benefício pessoal e sem qualquer esperança de receber alguma coisa no futuro. Eu nem quero ter tais esperanças, mas simplesmente quero continuar sabendo que não há nada nele para mim e que não haverá nada, e eu ainda faço isso de modo que, junto com os amigos, vamos deleitar o Criador.

A partir desse ponto, eu tenho o direito de pedir poderes. Eu não devo procurar qualquer apoio material ao sentir desespero, como: “Mais tarde eu vou ver. As coisas certamente vão se abrir para mim. A redenção virá, já que ela vem de uma só vez, de repente”. Esta é a forma como as pessoas que investem no mercado de ações se sentem quando as ações caem, na esperança de um futuro aumento, acalmando-se de que há conforto no trabalho de muitos.

No entanto, nós aproveitamos este momento de desespero para dizer que: “Eu não vejo nenhuma recompensa, e é tudo uma grande desgraça em que não há nada para mim, e é bom que seja assim!”. Minha recompensa está no fato de que agora posso executar ações sem qualquer recompensa. Vou receber o combustível de Cima.

Eu recebo tais condições agora que não há nenhuma razão para eu me mover e não tenho combustível com que me mover. Minha máquina não funciona sem combustível, mas agora eu tenho que receber combustível de Cima. Eu entendo que preciso do Criador e vou exigir esses poderes Dele.

Estes são alguns pontos delicados que serão esclarecidos no futuro.

Da Lição Diária de Cabalá 20/04/14, Shamati # 59 e # 190

Comente