Cada Vez Menos Liberdade

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (de Freedom House): “O Índice de Liberdade de Imprensa de 2014 destaca o impacto negativo dos conflitos sobre a liberdade de informação e os seus protagonistas. O ranking de alguns países também foi afetado por uma tendência a interpretar as necessidades de segurança nacional de uma forma muito ampla e abusiva em detrimento do direito de informar e ser informado. Esta tendência constitui uma ameaça crescente em todo o mundo e inclusive coloca em perigo a liberdade de informação em países considerados democracias… O índice deste ano abrange 180 países, um a mais que no ano passado”.

“A Rússia (148º) poderia ter numa melhor posição, se não fosse pela teimosia e resistência mostrada por sua sociedade civil. Mas as autoridades continuam intensificando a repressão que começou quando Vladimir Putin voltou ao Kremlin em 2012 e está exportando seu modelo em toda a antiga União Soviética. Da Ucrânia (127º, sem alterações) e Azerbaijão (160º, -3) à Ásia Central, a legislação repressiva da Rússia e os métodos de vigilância das comunicações são alegremente copiados”.

Meu Comentário: A mídia tem se comprometido com a sua abertura ao suborno, a fim de que ninguém acredite no que ela transmite. Todo mundo sabe quem está por trás (paga) de cada edição, canal, etc. Portanto, não há liberdade de expressão, já que não há verdade no que querem transmitir. O que é vendido e transmitido é o que é benéfico para os seus compradores.

Além disso, o nível de educação e erudição da maioria dos jornalistas está longe de ser o nível exigido para a apresentação da informação atual. Como resultado, ninguém vai sofrer com maiores restrições de tais mídias.

Comente