A Música Desembaraça As Cordas Da Alma

Pergunta: O que acontece dentro de mim quando eu ouço uma música que me penetra?

Resposta: O som da música gera um sentimento harmonioso dentro de nós, um equilíbrio entre todas as frequências dos sons, e com isso nós somos preenchidos com grande prazer.

Essa impressão pode durar por um longo tempo, desde o início da composição até o seu fim, mas, na verdade, nós desfrutamos a plenitude que sentimos nesses sons, como um texto, palavras, ou sabedoria, mas aqui ela é transmitida através de nossos sentimentos.

Nossa matéria é o desejo de desfrutar, e assim o som da música tem um efeito imediato sobre o nosso desejo e nos faz sentir e entender que esta é certamente uma força que afeta todas as nossas partes de forma equilibrada e harmoniosa. Há algo da perfeição superior da natureza nela.

Portanto, quando eu escuto uma música, meus vasos internos são reconstruídos de acordo com essa harmonia e eu começo a achar que subo acima da minha matéria, acima de tudo o que acontece. A música nos corrige e nos eleva. Ela pode nos purificar, limpar, ajustar e regular.

Atualmente, eu sou como um instrumento musical com cordas entrelaçadas, um instrumento que é falho e fora de sintonia. De repente, a música me atinge, os sons me penetram numa ordem precisa, estão conectados entre si com acordes harmoniosos, fortes, suaves, e tudo isso me sintoniza e calibra. Eu sinto como a música toma conta dos meus sentimentos e os desembaraça, como se isso me vasculhasse de acordo com a melodia.

Esta é a razão pela qual nós realmente adoramos quando a música nos controla. Se for música clássica, nós queremos que ela controle nossos sentimentos e preencha todo o vazio interior, assim como a água que derrama e nos preenche de sons. Este é o efeito da música sobre o homem.

Os sons chegam até nós a partir do nível de Bina superior, e assim nós não sentimos qualquer ameaça na música. Uma pessoa pode estar com medo de alguma imagem ou palavras, mas a música não nos assusta, mesmo que seja o som alarmante de tambores.

Ela evoca emoção dentro de nós e pode nos deixar emocionados. Mas a maioria das peças musicais foi feita para fazer uma pessoa sentir prazer e alegria. Ela pode nos levar às lágrimas, mas é uma experiência íntima e muito interna.

Não é uma mensagem que nos é transmitida visualmente ou por uma mensagem audível que pode nos assustar. Nós podemos ouvir música e não saber quem a compôs, do que se trata, ou quem está tocando. É como água pura que lava o meu vaso, mas não me obriga de forma alguma.

Do Programa “Uma Nova Vida” 27/04/14

Um Comentário

  1. Prezados!
    Grande prazer ler as explicaçoes sobre Música. Como posso colaborar com vocês como compositor e estudante de cabala?
    Att.
    alexandre

Comente