A Desastrosa Trajetória Da Civilização

Dr. Michael LaitmanOpinião (David Dubrovsky, Ph.D., Cientista Chefe do Departamento de Teoria da Cognição do Instituto de Filosofia da Academia Russa de Ciências, co-presidente do Conselho Científico para a Metodologia da Inteligência Artificial da Academia Russa de Ciência): “O constante agravamento da crise ecológica e outros problemas globais mostram que nossa sociedade de consumo está se aproximando de um beco sem saída. Muitas pessoas estão falando e escrevendo sobre isso. Mas nenhuma ação decisiva pode ser vista.

“A fim de mudar a trajetória perigosa do desenvolvimento da civilização do mundo, nós temos que mudar a consciência predominante.

“O conceito de natureza humana expressa um complexo de qualidades estáveis do indivíduo social, que são reproduzidas em todas as épocas e entre todos os povos, o que mostra que eles são condicionados por nossa natureza biológica.

“A questão principal é como alterar as qualidades negativas da natureza humana: consumismo desenfreado, agreção a outros seres humanos, busca egoísta excessiva. A fonte de nossos problemas globais reside nestas coisas.

“Não temos uma resposta definitiva. Há provavelmente apenas duas opções possíveis:

• Nós devemos alterar a natureza biológica do homem ao reconstruir o genoma, para alterar a psique humana e as funções vitais;

• ou tomar o caminho de transferir a mente e a personalidade de um indivíduo para um sistema cibernético não biológico, isto é, através de transformações antropo-tecnológicas, que é o caminho do transumanismo evolucionário”.

Meu Comentário: O cientista pensa corretamente por si mesmo. Afinal, um ser humano não pode mudar sua natureza, isto só é possível atraindo a mesma força que o criou. Mas esse poder não se encontra em nosso genoma. Nós podemos reprogramar as ações humanas não para nós mesmos, mas para os outros, para considerar os outros ao invés de nós mesmos em todas as ocasiões. Mas seria um robô (anjo). Agora, nós somos esses robôs (anjos) atuando em tudo só para nós mesmos.

Mas o objetivo do nosso desenvolvimento é nos levar a um estado onde seremos os mestres das duas forças, doação e recepção, e ao usá-las em benefício da sociedade, nós nos tornamos como o Criador. Esta alteração só pode ser realizada atraindo a força da Luz Superior, a propriedade de doação completa. Essa é a essência da sabedoria da Cabalá, seu método.