Não Conhecimento, Mas Vida

219.01Pergunta: As pessoas que estudam Cabalá há muito tempo entendem que, quando passam por estados difíceis, não adianta gritar e ficar nervoso. Elas tomam isso mais internamente. É devido à sua experiência ou a alguma outra coisa?

Resposta: Claro, é devido à experiência delas. Com o passar dos anos, você se torna mais experiente, é preenchido com todos os tipos de dados e sabe como reagir às coisas. É natural.

Mas isso acontece no estágio em que a pessoa ainda não entrou totalmente no mundo superior. Quando ela entra lá, vira uma criança de novo: “Ah! Ah! correndo constantemente de canto a canto como uma criança procurando por algo com os olhos bem abertos, tal Cabalista.

Os demais são arrogantes, importantes e cheios de todo tipo de sabedoria, mas um verdadeiro Cabalista não é assim. Ele não tem nada com que se preencher. Ele revela tudo em si mesmo. Ele está como que nu. Ele não tem grande conhecimento. Ele mora nele.

Eu posso falar muito sobre o nosso mundo, mas se você não conhece esse mundo e só tem que memorizar e lembrar do material, para você será apenas uma massa de conhecimento. Para uma pessoa que vive neste mundo, é a vida. Ela sabe que é assim e que é assim. Ela não precisa memorizar coisas artificiais porque para ela são a própria vida.

O mesmo é verdade sobre o mundo superior. Quando é revelado a um Cabalista, tudo se torna simples. Ele não precisa de nenhum conhecimento especial.

Chego a uma aula e eles me dizem: “Agora vamos ler este artigo, ou estudar O Estudo das Dez Sefirot, tal e tal mundo, tais e tais condições, e tais e tais leis”. Se eu fosse professor de alguma disciplina, teria que me preparar e atualizar o material porque não vivo nessa época.

E na espiritualidade eu existo justamente nisso. Não pode ser mais fácil para eu falar sobre isso. Você diz uma frase e eu posso falar sobre isso por uma hora porque vivo nele. Com essa frase, você me coloca em um certo estado espiritual, vejo o que está acontecendo e falo facilmente sobre isso. Portanto, não preciso saber nada de antemão. Pelo contrário, isso reduz a nitidez da percepção.

De KabTV. “Eu Recebi uma Chamada. Autoanálise Adequada”, 21/01/12