Qual Passo É Certo E Qual Não É

 202Pergunta: Você disse uma vez que para tomar uma decisão na vida, você pode até jogar uma moeda, etc.

Mas uma francesa chamada Lori surgiu com o seguinte: em seu canal do Telegram, ela fez uma pesquisa sobre o que fazer e agora faz exatamente o que seus admiradores a aconselham.

Ela escreveu: “Como eu ajo depende de você; você escolhe meu futuro. Os assinantes votam e tomam decisões importantes na vida por ela”. E ela relata a eles: “Graças a vocês, bloqueei meu namorado de quem não gostava muito, fiz um passeio de helicóptero embora tenha medo de altura e saí do estágio que não gostava”. Ela escreve: “Não me arrependo de nada, estou muito interessada no que essa experiência vai me levar”.

É possível confiar no coletivo assim?

Resposta: É bom. Ela tem algo em que se apoiar. Muitos de seus leitores admiradores ainda lhe dão confiança.

Pergunta: Você acha que pode confiar em tal brainstorming em grupo?

Resposta: Não, não que o que quer que diga seja certo ou errado. Mas lhe dá confiança! Depois, o que quer que aconteça, acontece. O principal é que a cada momento ela acredita que está fazendo a coisa certa. Esse sentimento corrige o passo errado; é isso que é interessante.

Pergunta: Então essa minha confiança faz com que o passo errado seja certo?

Resposta: Sim.

Pergunta: Nossos passos estão certos ou errados?

Resposta: Qualquer um dos nossos passos está errado. Todos os passos estão errados porque são egoístas!

Pergunta: Cada um deles está focado no que é confortável para mim e no que é lucrativo para mim. É isso que você chama de passo errado?

Resposta: Sim. Quando você olha de longo alcance, esse é absolutamente o passo errado. Posso roubar algo em algum lugar no futuro próximo ou fazer algo assim, e parece que tenho sorte. Em geral, é claro, nada de bom resultará disso.

Pergunta: Qual passo você chama de certo?

Resposta: Para o benefício da maioria. A maioria absoluta!

Pergunta: O coletivo pode sugerir tal passo? É para nosso benefício dar tal passo?

Resposta: Naturalmente! Se o pensamento do coletivo é que você está dando um passo em nosso benefício e uma pessoa está dando esse passo, esse passo é mais ou menos certo.

Pergunta: Existe algum conselho que você possa dar às pessoas sobre como agir para que isso seja certo?

Resposta: Trabalhe para as massas.

Pergunta: E se eu considerar essa massa como gado?

Resposta: E daí? Mais ainda.

Pergunta: Então eu trabalho para as massas que eu desprezo?

Resposta: Claro. E quem não se considera mais esperto que os outros?

Pergunta: Você acha que, por dentro, todo mundo se considera mais inteligente do que todo mundo? E se aquele que se considera mais inteligente do que todos os outros ainda age por eles, isso é o que se chama de passo verdadeiro?

Resposta: Sim. É isso que eu aconselho, e depois disso…

Pergunta: Mas você entende que este conselho é um pouco… Talvez você possa aconselhar algo mais fácil de implementar na vida?

Resposta: Já lhe dei conselhos de vida. Este é um credo, um credo de vida.

Pergunta: Entendo. Ou seja, quando as massas iam morrer pelo coletivo e morriam pelos outros, foi um passo egoísta ou não? O que foi isso? Foram esses atos heroicos?

Resposta: Não, foi fácil. Elas se misturaram com o coletivo e foi fácil para elas. Quando você corre para a batalha com todos juntos e grita “Ataque!” e assim por diante, você simplesmente se afoga na conexão com os outros; você não se sente. Esse é o êxtase de uma batalha.

Pergunta: E aqui, quando você diz: “Para os outros, você faz isso para as massas”, o que você quer dizer?

Resposta: Você está fazendo o que é para o benefício delas! E você não faz isso apenas junto com elas para se fundir com elas e não se sentir uma pessoa.

Pergunta: O que pode ser para benefício delas?

Resposta: O que quer que seja para o benefício delas, para o benefício da maioria, eu não sei; cada caso é diferente. E idealmente é doação, amor e conexão.

Pergunta: Então você está transmitindo isso aí: “Eu vivo para vocês”?

Resposta: Sim. Este é o passo certo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 10/11/22