“Medium: Elon Musk Versus Twitter” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Medium: Elon Musk Versus Twitter

Nas últimas semanas, Elon Musk, o novo proprietário do Twitter, lançou o que ficou conhecido como “Arquivos do Twitter”. Os “arquivos” são despejos da correspondência interna entre ex-executivos da empresa, que Musk demitiu assim que comprou a empresa. Os despejos revelam listas negras rotineiras de jornalistas e políticos conservadores, incluindo o então presidente Donald Trump, bloqueio de tweets que não se encaixavam na agenda política da empresa e supressão de notícias que não promoviam a causa liberal, como a agora verificada história do laptop de Hunter Biden.

Não tenho dúvidas de que Musk sabia o que estava comprando quando fez o negócio. Tenho certeza de que não apenas Musk, mas muitas outras pessoas fizeram verificações de antecedentes para ele e lhe contaram o que estava acontecendo na empresa. Isso também explica por que a primeira coisa que Musk fez quando assumiu a empresa foi demitir o estrato superior da empresa.

Não creio que a intenção de Musk seja limpar o mundo do mal ou dos malfeitores. Se assim fosse, ele já teria sido “purificado” pelos malfeitores. No entanto, sou totalmente a favor das exposições de Musk, e o fato de ele ter conseguido e sobrevivido até agora deve significar que ele tem sorte ou que algo que não sei está em jogo aqui.

No entanto, o Twitter é apenas uma plataforma. Não há dúvida de que a situação não é diferente no Facebook, ou em qualquer plataforma que seja um hub onde bilhões de pessoas vão e podem ser influenciadas.

No final, o nome do jogo aqui é poder e controle. É por isso que os ex-executivos do Twitter fizeram o que fizeram e é por isso que toda a grande mídia de tecnologia e empresas de internet manipulam dados. É também por isso que o FBI, de acordo com os arquivos do Twitter, estava envolvido nas manobras.

O ponto principal é que quem controla a mídia controla o que as pessoas sabem, e quem controla o que as pessoas sabem, controla o que elas pensam. Quando você controla o que as pessoas pensam, não há limite para o que você pode fazer com elas. Este é o objetivo final das grandes empresas de tecnologia: poder e controle pelo poder e controle.

Não sei se Elon Musk está atrás de poder e controle ou de outra coisa. Ele foi um pioneiro da alta tecnologia por muitos anos e fundou a Tesla e a SpaceX, mas o Twitter é uma coisa nova para ele. Onde isso o levará ninguém sabe, e pode levá-lo a todos os tipos de envolvimentos com várias empresas e pessoas. De qualquer forma, sou sempre a favor da transparência e da exposição dos problemas porque essa é a única forma de reconhecer problemas e avarias, e posteriormente corrigi-los. Portanto, seja o que for que motiva Musk, desde que revele a verdade, sou totalmente a favor.