Mulheres: O Fator Crucial No Desenvolvimento Espiritual

511.01Pergunta: Qual é o papel da mulher em momentos críticos da história da humanidade?

Resposta: Em todos os pontos críticos da história da humanidade, desde os tempos antigos até os dias atuais, a mulher é o fator mais crucial. A primeira grande mulher foi Eva, graças a quem se revelou o ego como a grande força egoísta que desenvolve o mundo. Viva a nossa matriarca comum!

A próxima grande mulher foi Sara. Na verdade, foi graças a ela que Abraão se desenvolveu quando o Criador lhe disse: “Ouça o que Sara lhe diz”. Na verdade, todos os grandes homens de quem tanto nos orgulhamos foram grandes por ouvirem suas esposas. Isso é um fato!

Então o filho primogênito de Abraão, Ismael, nasceu de seu ramo; ele foi o profeta muçulmano e o líder da nação árabe. Ele se tornou grande graças a sua mãe, que era concubina de Abraão, e Abraão o abençoou.

Em seguida vieram as matriarcas Rebeca, Lia e Raquel, que lideraram seus maridos Isaque e Jacó. Jacó recebeu a primogenitura graças aos esforços de sua mãe.

Poderiam os filhos de Israel entrar no Egito sem a esposa de Potifar, ministro do Faraó, se ela não tivesse tentado seduzir José e não o tivesse trancado em uma masmorra da qual foi libertado como herói? É graças a sua irmã Míriam que Moisés se encontrou no palácio do Faraó, onde a filha do Faraó, Batya, o criou. Então, quando ele morava com Jetro, Moisés casou-se com Séfora, que o guiou, deu à luz seus filhos e o enviou de volta ao Egito, dizendo-lhe que ele deveria voltar para seu povo.

Durante o êxodo do Egito, as mulheres constantemente apoiaram os homens e os inspiraram com suas canções. Elas os obrigaram a estabelecer boas conexões uns com os outros. Elas cercaram os homens no Monte Sinai e os pressionaram a descobrir o Criador. Com o Criador no meio e as mulheres atrás era impossível não receber a Torá.

Quando o povo de Israel entrou na Terra de Israel, surgiram mulheres profetas que se tornaram as líderes da nação. Mas elas eram um tipo de profeta completamente diferente de Sara, Rebeca, Lia e Raquel. Elas estavam em um nível espiritual mais elevado do que os homens. Homens eruditos com barbas brancas costumavam procurá-las para sérios conselhos espirituais internos.

Vemos a mesma coisa quando o povo estava no segundo exílio na Babilônia, quando a rainha Ester administrava as coisas secreta e inconscientemente. A palavra “Ester” deriva da palavra hebraica “Histara” – ocultação, e esta é a razão pela qual o grande livro sobre o êxodo do exílio na Babilônia é chamado de O Livro de Ester (a revelação da ocultação).

A dinastia de Israel foi fundada graças a Rute que pertencia a outra nação e se juntou à nação de Israel e disse “esta casa será minha casa”. Ela se tornou bisavó do maior rei judeu, o rei Davi. Em Israel, a monarquia não era herdada como em outras nações, mas o rei era coroado de acordo com seu nível espiritual. Portanto, Rute pode ser chamada de mãe da dinastia que estava no mais alto nível espiritual.

O rei David alcançou grandes alturas e tornou-se o maior líder espiritual do nosso mundo graças ao seu relacionamento com uma mulher especial, Bat Sheba, graças a quem ascendeu ao próximo nível. Suas grandes realizações e sua admiração pelo Criador são expressas em seu livro Salmos, que o mundo inteiro cita até hoje.

Da Lição de Cabalá em Russo 29/05/16