“Estrada Violenta? Envergonhe-os” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Estrada Violenta? Envergonhe-os

Nos últimos dois anos, houve um aumento de 20% nos incidentes violentos nas estradas de Israel. Há alguns dias, um casal que atravessava a rua na faixa de pedestres quase foi atropelado por uma motoneta. Quando eles confrontaram o motorista, ele esfaqueou o homem que o confrontou e saiu dirigindo casualmente, deixando o homem esfaqueado para morrer.

Alguns dias antes, um motociclista não gostou do comentário de um motorista de carro e o deixou inconsciente com o capacete. Em outro incidente recente, um motorista ameaçou outro motorista com uma faca, mas resolveu cortar “apenas” os pneus do outro carro.

A onda de incidentes violentos não é algo que um pequeno país como Israel está acostumado a ver. Na minha opinião, a melhor solução para este problema é a exposição pública e a vergonha.

Nada é mais eficaz do que ferir o orgulho de alguém. O motorista da scooter que matou o homem não mostrou nenhum sinal de remorso quando foi preso. Mas se ele soubesse que a sociedade iria excomungá-lo se ele fizesse isso, que ele não conseguiria encontrar um emprego, criar uma família ou ter amigos porque as pessoas não o queriam por perto, ele teria pensado dez vezes antes de reagir tão brutalmente.

A luz solar é o melhor desinfetante para a contaminação. Da mesma forma, a exposição é o melhor limpador para os erros das pessoas. A identidade de tais criminosos deve ser conhecida por todos, incluindo os detalhes de seus crimes, e eles devem ser severamente punidos e desonrados.

Além da humilhação, o governo e todas as autoridades devem ter tolerância zero com agressores assassinos. É preciso haver um esforço consolidado e intransigente para coibir esse comportamento, e a opinião pública deve apoiar essa política.

A raiva na estrada pode afetar qualquer pessoa. Especialmente hoje, quando as pessoas estão ficando cada vez mais narcisistas e se sentem cada vez mais autorizadas, é mais provável que se tornem violentas sem motivo aparente. Por isso, acredito que somente uma motivação poderosa que toque os interesses mais egoístas das pessoas pode impedi-las de colocar em risco outros usuários da via.