Linguagem Que Está Próxima Da Geração Atual

209Do ponto de vista da apresentação analógico-digital da informação e suas sensações, quatro linguagens são utilizadas na Cabalá.

A linguagem na qual a Torá é descrita é cotidiana, narrativa e literária. A linguagem do Zohar é descritiva com dicas, todos os tipos de lendas e exemplos que às vezes estão distantes da vida. A linguagem do Talmude é uma linguagem legal. A linguagem da Cabalá é uma linguagem matemática; eu diria que é física e matemática.

Essas quatro linguagens nos dão, em geral, quatro estilos de descrever os mesmos eventos na alma de uma pessoa. Todas elas se complementam. Para nossa geração, a melhor é a última linguagem, a Cabalística.

Todas as linguagens descrevem a mesma coisa: graus dos estados que você deve reproduzir em si mesmo e sentir sensorialmente de forma analógica, e assim avançar passo a passo.

Ainda assim, a percepção científica, ou seja, O Estudo das Dez Sefirot, é a que está mais próxima de nós. Foi desenvolvida principalmente no século XVI pelo Ari. Depois Baal HaSulam a complementou e adaptou para nossa geração. Portanto, para nós é o sistema de apresentação e aplicação mais confiável.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. As Línguas do Zohar, Talmude e Torá, 16/10/13