Generosidade Da Força

961Comentário: Você disse que as artes marciais compensam a falta de egoísmo.

Minha Resposta: Não, eu estava falando de outra coisa, da generosidade da força. Uma pessoa forte que não precisa se defender o tempo todo pode ser generosa.

Ao lado de uma pessoa muito forte, posso até estar fazendo bullying com ela, sei que ela não vai me quebrar. Afinal, nós dois entendemos como sou fraco em relação a ela e, portanto, posso estar em pé de igualdade com ela, ou até mesmo intimidá-la um pouco, como uma criança com um adulto.

Se realmente existe uma clara diferença entre nós, é compreensível que ambos reconheçamos o quanto ela é mais forte do que eu. Portanto, a força, não necessariamente física, mas a força de qualquer tipo, a superioridade de uma sobre a outra, permite que uma pessoa seja magnânima.

É verdade que hoje não é mais assim. Mas, em princípio, pessoas fortes, saudáveis e poderosas por natureza, em geral, são generosas. É natural. No entanto, se elas apenas bombeassem seus músculos, sua essência maligna permaneceria nelas.

Essa é uma grande diferença entre uma pessoa naturalmente forte como Ivan Poddubny (um famoso lutador russo) e um atleta moderno que não tem generosidade interior. É como dar uma arma a um homem mau, dar-lhe poder, inflá-lo e agora ele usa isso.

Em todos os tipos de competições, batalhas ou duelos, sempre houve certos códigos sobre como se comportar com o inimigo. Eles enfatizavam o caráter especial de uma pessoa, ou seja, sua generosidade ao lado da força.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Fortaleza” 09/11/13