O Dia Do Julgamento Purificará Tudo?

626Comentário: Yom Kippur é o dia da expiação, o dia do julgamento, o dia do perdão. Tem muitos nomes. É o dia mais importante e mesmo judeus seculares em Israel o celebram. Neste dia, as estradas estão vazias e as crianças andam de bicicleta tranquilamente. Tudo pára.

As pessoas examinam o ano em que viveram, verificam e pensam sobre isso. Elas até dizem que existe uma regra de cima que você tem que checar porque você está sendo selado para o próximo ano.

Minha Resposta: Sim. Humilhe-se e verifique todas as suas ações no ano passado.

Pergunta: O que significa verificar todas as suas ações no ano passado?

Resposta: Quão bom e gentil você foi com os outros. Porque se você tiver algum problema com os outros, nenhum julgamento o redimirá. Assim está dito! Você tem que pedir perdão a todos e verificar todas as suas ações em relação à conexão com os outros.

Pergunta: Deve-se percebê-lo diretamente assim?

Resposta: Sim, diretamente! É assim que está escrito e é assim que eu entendo.

Comentário: Ou seja, se eu odiava alguém, ou briguei com alguém, fiz algumas coisas desagradáveis a alguém…

Minha Resposta: Estou deixando ir.

Pergunta: “Estou deixando ir” no sentido de que estou de alguma forma pedindo desculpas a eles?

Resposta: Há algumas pessoas a quem não posso recorrer e pedir perdão. Eu faço isso dentro de mim. Ostensivamente, peço desculpas a elas, embora saiba que não posso abordá-las, não posso abordá-las de forma alguma, mas peço desculpas.

Pergunta: Isso quer dizer que é exigido de cima?

Resposta: Não apenas de cima. Essa é uma ação psicológica muito séria que ajuda a pessoa a avaliar sua atitude em relação ao mundo, à vida e às pessoas.

Pergunta: Dá algum tipo de purificação a uma pessoa?

Resposta: Claro. Eu sei que tenho que me desculpar agora e sair desse estado de tal forma que todos me perdoem.

Pergunta: E se eu realmente não quiser perdoar? Se eu souber que ela é uma canalha?

Resposta: Não importa.

Pergunta: Então, mesmo para quem me ofendeu, peço desculpas também?

Resposta: Sim, mesmo que seja um canalha como você diz, você ainda precisa se desculpar como se fosse o culpado por tudo isso. E como você sabe? Talvez seja assim.

Comentário: Você está falando de tal maneira agora, como se fosse um feriado mundial. Você não adiciona a palavra “judeus” ou “Israel” aqui, como se aplicasse a todas as pessoas.

Minha Resposta: Em geral, todos deveriam tê-lo. Isso é indicado para o povo judeu, mas acredito que todos deveriam ter um dia de expiação.

Não necessariamente ao mesmo tempo. Em diferentes dias ou diferentes épocas do ano, mas cada nação e cada pessoa deve experimentá-lo como se realmente estivesse diante do tribunal e fosse obrigado a pedir perdão a todos!

Pergunta: Neste dia sou julgado pelo meu caráter?

Resposta: Sim!

Pergunta: Como devo ser?

Resposta: Eu tenho que ser como o Criador.

Devo me esforçar para não fazer mal a ninguém e não colocar o mal contra ninguém e devo estar pronto para fazer o bem a qualquer hora do dia ou da noite. A coisa mais importante é vir a amar o Criador através do amor pelas pessoas.

Pergunta: Então, de uma forma ou de outra, o ponto final é o amor pelo Criador? Do amor das criaturas ao amor do Criador? Essa é a fórmula mais importante?

Resposta: Sim.

Pergunta: Mas se uma pessoa não sente o Criador e não acredita Nele?

Resposta: Não importa nada. Todas as pessoas, a partir da maturidade, consideradas adultas (mulheres aos 12 anos e homens aos 13 anos), são obrigadas de alguma forma a santificar-se. Santificar vem da palavra “luz” e da palavra “santidade”.

Comentário: Há orações do dia do julgamento. O que é mais eficaz: uma oração escrita ou uma oração que está no coração quando a pessoa se senta, pensa e ora?

Minha Resposta: Sem dúvida, a que está no coração. O que os sábios escreveram, eles escreveram. Mas a forma como penso e o que escreveria, como se diz “escreva no seu coração”, é muito mais forte.

Pergunta: O que você desejaria agora, neste dia de julgamento, para este nosso mundo complicado?

Resposta: Eu desejaria a paz mundial.

Começando com uma pessoa em si, com amigos, com parentes, e terminando com absolutamente todo mundo, do mais remoto até a última pessoa do mundo, para que todo o globo seja coberto de perdão e que nunca deixemos nosso egoísmo governar sobre nós novamente. Então tudo ficará bem!

Pergunta: Então eu tenho que chegar à conclusão de que o egoísmo nos domina?

Resposta: Sim, claro. Todo o Yom Kippur consiste na prova do egoísmo.

Pergunta: Então eu identifico o inimigo neste dia?

Resposta: Sem dúvida.

Pergunta: Não é o próximo, sou eu. Então meu pedido é para sair?

Resposta: Livrar-me dessa inclinação ao mal em mim.

Pergunta: Esse é chamado de Yom Kippur mais bem passado?

Resposta: Sim. Quando me sento, penso em tudo e decido que não quero mais usá-lo, e peço ao Criador que me liberte disso.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 29/09/22