“Por Que Temos Uma Natureza Que Rejeita O Que É Prejudicial E Absorve O Que É Benéfico?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Temos Uma Natureza Que Rejeita O Que É Prejudicial E Absorve O Que É Benéfico?

A natureza humana é o desejo de receber prazer, que quer receber o que é benéfico e afastar o que é prejudicial. Essa é a essência da nossa natureza, e tudo o mais em nossas vidas é construído sobre ela. Assim, instintivamente, primeiro nos certificamos de rejeitar o que nos prejudica e, depois, quando temos certeza de que de alguma forma nos protegemos do mal, analisamos como podemos desfrutar, adquirir e nos aproximar do que nos traz prazer.

É como nos comportamos e não estamos no controle. Um sistema mais inteligente decide o que é afastado e o que podemos deixar. O sistema opera em quatro estágios: inanimado, vegetativo, animado e humano. Ou seja, existem fenômenos que não controlamos, que são apenas partes do nosso corpo. Nosso corpo é construído de tal forma que, se estiver saudável, ele sabe o que é bom e o que é ruim para ele. Depois, há um sistema emocional, que também sabe o que é bom e ruim para ele, e funciona de forma instintiva e relativa. Do sistema emocional, passamos para a mente, e da mente para o intelecto, e assim por diante. Ou seja, sistemas sobre sistemas interagem e funcionam recebendo o benéfico e rejeitando o prejudicial.

Em cada pensamento, desejo e ação em nossas vidas, operamos tentando nos afastar da dor e nos mover em direção ao prazer.

Baseado no vídeo “Por que nossa natureza se afasta da dor e se move em direção ao prazer?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.