Arrependimento (Teshuvá) Feliz

962.3Arrependimento (Teshuva) é o conteúdo principal do Dia da Expiação (Yom Kippur) porque essa é a principal coisa que precisamos fazer para retornar ao lugar, ao estado, em que existíamos antes do pecado de Adão. Esse é o nosso objetivo e propósito, nosso dever de retornar exatamente ao lugar onde estávamos e depois caímos.

Estávamos todos em adesão com o Criador, dentro Dele como um embrião no ventre materno. Então caímos desse estágio de adesão ao nosso egoísmo, e agora temos que voltar de um polo ao outro.

Afinal, agora todo mundo pensa apenas em si mesmo e não pode pensar em mais ninguém, a menos que seja proveitoso para ele. No entanto, não somos capazes de cuidar dos outros desinteressadamente, simplesmente amar e ajudar uns aos outros, dando-nos aos outros.
Para retornar ao estado em que estávamos, precisamos mudar nossa natureza egoísta, que recebemos como resultado da quebra e da separação, como resultado da queda daquele lugar elevado.

Rabash escreve: “Arrependimento refere-se a Adam HaRishon antes do pecado ser aderido, mas foi removido por causa do pecado. Assim, cada um, por ser parte da alma de Adam HaRishon, deve aproximar-se mais uma vez da espiritualidade”, ou seja, retornar à sua raiz, ao estado em que estava antes do pecado.

Esse é um estado extremamente exaltado onde estamos dentro do Criador e aderimos a Ele como um embrião dentro da mãe. É impossível imaginar um estado tão exaltado, mas devemos chegar a ele e certamente o faremos. É por isso que estamos tão felizes de estar em um grupo que está aprendendo e ansiando por implementar esse retorno, e temos a certeza de que o alcançaremos em breve.

Antes de tudo, precisamos estudar quais pensamentos e sentimentos habitam em nós hoje, e então aprenderemos a corrigir nosso coração e mente para nos aproximarmos do estado em que estávamos antes de pecar, antes de cair e nos distanciar do Criador. Como aconteceu que caímos da espiritualidade como se houvesse um aborto espontâneo e a mãe perdesse o filho? A mesma coisa aconteceu conosco quando caímos e nos distanciamos do Criador. Mas hoje, temos uma feliz oportunidade de retornar a Ele!

Da Lição Diária de Cabalá de 4/10/22, “Yom Kippur — O Dia da Expiação”