História Objetiva Não Existe

547.05Pergunta: O tempo todo você diz que o mundo se tornou um e que precisamos entender isso. Deve haver uma identidade nacional, racial ou estadual? Ou, já que o mundo é um, tudo isso deve ser reduzido a um único equivalente?

Agora a história está sendo constantemente reescrita por causa dos líderes e orgulho nacional, Colombo é considerado racista, Churchill como colonialista, e seus monumentos estão sendo demolidos, livros de grandes escritores estão sendo queimados e óperas são proibidas. O mundo não quer se unir.

O que pode ser o equivalente para todos?

Resposta: Em geral, não há necessidade de escolher entre todos esses pensadores, escritores, etc., as melhores ou piores pessoas que foram a favor ou contra algumas pessoas ou associações.

Eu pessoalmente não sou a favor de conectar todas essas coisas. Mas é assim que acontece de acordo com nosso egoísmo; se alguém é contra mim, eu não gosto nada dele, de nenhuma de suas qualidades.

A história está sempre sendo reescrita. O homem não quer ter história. Ele quer fazer tudo para que a cada momento de sua existência, isso vá ao encontro de seus pontos de vista. É por isso que tudo é flexível e dinâmico.

Pergunta: Então, você acha que não existe uma história objetiva?

Resposta: Não, não pode existir! Isso é assim; não há o que falar!

Pergunta: É necessário entender isso?

Resposta: Não! Nós, os Cabalistas, dizemos: “Vocês estão remando na direção errada, amigos”. Vocês não chegarão a nada. Vocês navegarão para o oposto de onde a natureza nos direciona.

Pergunta: Para onde precisamos ir?

Resposta: À conexão entre nós sem lembrar ou perturbar nenhum fundamento histórico. Não seremos capazes de separá-los de qualquer maneira, e não precisamos! Isso não importa.

A única coisa que importa é, como se diz: “O amor cobrirá todos os crimes”. Devemos nos conectar acima de tudo. Então chegamos ao estado de uma única imagem do homem: Adão. Ele é um, composto por todos: preto, branco, amarelo, vermelho, todas as nacionalidades e tudo o que pode haver. Essa é a pessoa a quem a natureza ou o Criador deu à luz. É disso que precisamos.

Pergunta: Isso significa que mesmo esta frase, “O amor cobrirá todos os crimes”, pode se tornar equivalente? Pode ser tomada como uma bandeira, como um estandarte?

Resposta: Sim.

Comentário: Em vez de tirar todos esses “esqueletos” dos armários, liberar espíritos e tudo isso…

Minha Resposta: Devemos ir direto! Sem esconder nada, não fechamos os olhos. O passado não é importante para nós! Devemos olhar para frente e não para trás.

Pergunta: Dizemos que sim, somos diferentes, não somos iguais, nos odiamos?

Resposta: Claro! É nisso que temos que trabalhar: “O amor cobrirá todos os crimes”.

Pergunta: Os crimes são nosso ódio mútuo?

Resposta: Sim, todas as nossas reclamações mútuas.

Pergunta: Você, como Cabalista, como realista, por favor me diga, chegaremos a isso?

Resposta: De fato, definitivamente chegaremos a isso porque está escrito e esse estado final já existe. O problema é o quanto temos que passar. Esta é a única coisa. O Criador tem tempo. E daí se levar mais alguns milhares de anos.

Pergunta: Toda a nossa tarefa está em aceleração? Em geral.

Resposta: Claro. Por que devemos mexer com todos esses casos? O que nos dará? Afinal, foi o Criador que nos confundiu especificamente para que, quando nos esforçarmos pela unificação, neste anseio comecemos a revelar por que tais qualidades opostas são inerentes a nós, que, em princípio, não podem ser reunidas de forma alguma. E de repente, o quebra-cabeça está se encaixando!

Precisamente isso é o que nos dá grande prazer e admiração pela sabedoria da natureza, do Criador.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/05/22