Como Parar De Odiar O Inimigo

963.1Nas Notícias (CBS News): “Um homem que passou mais de 38 anos atrás das grades por um assassinato em 1983 e duas tentativas de assassinato foi libertado de uma prisão da Califórnia depois que evidências de DNA não testadas apontaram para uma pessoa diferente….

“A condenação de Maurice Hastings, 69, e uma sentença de prisão perpétua foram anuladas….

“’Rezei por muitos anos para que esse dia chegasse’, disse Hastings em entrevista coletiva na sexta-feira, acrescentando: ‘Não estou apontando dedos; Não estou aqui como um homem amargo, mas só quero aproveitar minha vida agora enquanto a tenho’”.

Pergunta: Primeiro, respeite e elogie-o por ele ter saído da prisão assim. Em segundo lugar, não está claro como isso é possível; a vida de uma pessoa foi praticamente destruída, ela foi apagada. Ele tem 69 anos e, no entanto, não tem maldade nem vingança. Como pode ser?

Resposta: Ele já passou por tudo isso. Ele está na prisão desde os 30 anos. Ele está esgotado. Ele entende que é impossível reivindicar qualquer indenização aqui por esses anos. Agora ele tem 69 anos. Ou seja, ele ainda tem, provavelmente, 10 – 15 anos para ter a vida que deseja e aproveitar.

Pergunta: Uma pessoa precisa passar 38 anos em algum lugar dessa forma e sofrer para se superar assim e não odiar o outro, seu inimigo, e não querer a morte ou algum destino ruim para elw?

Resposta: Sim, provavelmente, para parar de julgar a todos.

Pergunta: Isso pode ser feito em um período mais curto? Hoje vemos que isso está acontecendo o tempo todo.

Resposta: Possivelmente.

Pergunta: Como você pode superar o ódio que oprime uma pessoa e apenas a devora?

Resposta: Entenda que este é um destino que vem de cima e, de fato, talvez você não tenha perdido nada nisso, mas sim vencido. E talvez aqueles que te prenderam tenham perdido.

Pergunta: Na vida cotidiana, experimentamos todos esses sentimentos de ódio, temos inimigos, temos guerras. Como podemos lidar com eles, como podemos superar tudo isso?

Resposta: Eu acho que é precisamente porque ele estava em tal estado que ele pode justificar isso dizendo “Eu não vejo muita utilidade nessa vida ou naquela vida. Eu não perdi nada de qualquer maneira. O principal é que eu tenho mente e sentimentos, e posso usar o que está no meu coração para dizer que não preciso de nada de ninguém, e a vida passou do jeito que passou”.

Pergunta: Como você pode superar o ódio pelo inimigo ou por outro sem ficar na prisão por 38 anos?

Resposta: Aceitando que ele é controlado, assim como você. Ele era controlado pela força superior, assim como você. Desta forma, cada um de vocês cumpriu sua parte de acordo com algum programa.

Pergunta: Então poderei abraçar uma pessoa que não suporto?

Resposta: Eu acho que você será capaz de encontrá-la absolutamente sem nenhuma raiva, como com um completo estranho.

Pergunta: Em que caso? No caso de eu aceitar o que você diz?

Resposta: Sim. Como um completo estranho que estava cumprindo uma missão. Isso é tudo.

Pergunta: O que eu preciso entender?

Resposta: Que ele não controlava você, mas era controlado. Deve-se passar menos tempo dentro de si mesmo.

Pergunta: Você acha que não há nada que possamos encontrar dentro de nós mesmos?

Resposta: Nada! Tudo vem apenas de cima para uma pessoa, e uma pessoa “toca a música”.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 03/11/22