A Educação Certa

Cabalá na Educação

A Cabalá vem em socorro da crise educacional e parental de hoje

Não diga a seus filhos o que fazer – faça-os querer fazê-lo.

O princípio básico da educação correta é realmente muito simples: os pais não devem dizer à criança o que fazer, mas apenas como fazer, se a criança pedir.

E o que acontece até lá? Os pais devem usar sua engenhosidade para encontrar maneiras alternativas de despertar na criança o desejo de fazer o que precisa ser feito. Dessa forma, o desejo por isso será próprio da criança. Essa é a educação certa.

Está escrito que devemos “educar o jovem de acordo com o seu caminho”. Isso significa que não apenas os pais, mas também os filhos, devem ver claramente para onde estão indo e devem querer isso. Então a criança aceitará a educação, ela a exigirá.

Pais que pressionam seus filhos, que tentam ensinar-lhes à força certas informações ou hábitos, criam uma geração quebrada.

A sabedoria da Cabalá, por outro lado, é contra qualquer tipo de violência ou pressão. “Não há coerção na espiritualidade.” Nenhuma coerção significa que tudo existe e é feito apenas por vontade própria. O que os pais devem fazer é despertar essa vontade.

Nosso problema é que ninguém está fazendo isso e todo o sistema educacional está errado. Portanto, nossa tarefa é ajudar os pais a entender este princípio dos Cabalistas: tudo se origina do livre arbítrio de uma pessoa e tudo o que temos a fazer é ajudar em seu livre desenvolvimento.