Caminho Irracional

272Comentário: Assisti a um filme sobre uma tentativa de criar um sistema infinito de empregos por meio do desenvolvimento do consumo. Nela dizem que foi criada em 1928 uma preocupação que minimizava a vida útil dos produtos e até impunha multas. Devido a isso, eles criaram uma cesta de consumo permanente.

Minha Resposta: Digamos que qualquer produto que nos seja vendido terá uma vida útil de um mês, um ano ou no máximo cinco anos e depois irá se deteriorar. Ou comprarei um computador sabendo que um ano depois, no mesmo dia em que o ligo, vai ligar alguma coisa dentro dele que vai queimá-lo e terei que jogá-lo fora.

Talvez eu consiga até levar esse computador para a loja e adquirir outro modelo mais avançado por um período de um ano, ou talvez por 9 meses, com 10% de desconto.

Digamos que façamos isso. E daí? O que nos dará essa maneira de constantemente dar trabalho uns aos outros? Afinal, se nos fecharmos dessa forma, é como se não produzíssemos coisas perecíveis.

É estúpido esgotar a Terra. É impossível extrair dela constantemente o que queremos. Afinal, há um momento em que o petróleo, o gás, os metais, os metais preciosos e assim por diante podem acabar. Há dados mostrando que não teremos água suficiente. Eles já estão falando sobre quando não teremos ar suficiente. O que você vai fazer, vender ar, água, até que desapareçam completamente?

Mesmo que a natureza não tenha a tarefa de nos levar ao reconhecimento de um limite no processo de nosso desenvolvimento, esse caminho ainda é completamente irreal e irracional.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada Como fazer uma revolução” 2/10/12