Verdadeira Harmonia

237A oposição traz a concordância. Da discórdia surge a mais bela harmonia (Heráclito).

Minha Resposta: Em geral, esta é uma afirmação simples e bastante correta. Se levarmos em conta que existem apenas dois pontos opostos e eles não mudam, não estão em estado dinâmico e cada um está por si só, isso pode ser aceito.

No entanto, se houver muitos desses pontos e eles mudarem constantemente, isso complica muito os processos. O sistema se torna muito complexo e até um tanto imprevisível.

A verdadeira harmonia é o equilíbrio mútuo de todos os componentes do sistema geral. Ou seja, já é um sistema com a quantidade de parâmetros que existem nele. Ou temos que confiar no fato de que conhecemos esse sistema e o compreendemos, ou no fato de que alguma força superior lida com ele e o equilibra. Neste caso, não podemos dizer nada.

Pergunta: Você diz que não é necessário que uma pessoa conheça essas forças, basta conhecer a ferramenta que as dispõe dentro de uma pessoa. Quais são essas duas forças, a diferença máxima de potenciais que precisam ser conectadas?

Resposta: Se conhecemos a qualidade geral do sistema, não precisamos entender suas particularidades. Os detalhes se resolvem.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 18/11/22