Primeiro A Mente, Depois Os Sentimentos

525Pergunta: Qualquer livro deixa uma pessoa com um conjunto de impressões. À medida que ela lê, a sua imaginação voa e descreve todos os tipos de coisas.

Você disse que os livros Cabalísticos deixam a mesma impressão em pessoas diferentes. Eu entendi corretamente que eles dão uma impressão tão clara de certos estados que a fantasia não tem lugar aqui?

Resposta: Claro que não. Pelo contrário, quando uma pessoa começa a estudar Cabalá, todos os tipos de fantasias desaparecem gradualmente, a pessoa se torna muito fundamentada, se envolve na ciência e entende que existe em um sistema de forças e precisa aprender a interagir com elas.

Quanto mais avançamos e estudamos o homem, menos fantasiamos. Que fantasias?! Estes são todos os tipos de campos elétricos em nosso cérebro que afetam nossas formas biológicas. Ao mesmo tempo, algumas substâncias químicas são liberadas e também interagem entre si, e assim por diante.

Ou seja, não há sentimentos. Haverá sentimentos, mas somente quando eles se tornarem independentes da matéria. Afinal, dar algo para cheirar, por exemplo, vai produzir certas sensações. Isso mostra o quanto nossos sentimentos dependem dos processos que ocorrem em nós.

Embora devamos nos elevar acima desses processos com lógica pura. Lógica pura – após a restrição (tela e luz refletida), quando entro em contato com a força superior, com toda a minha força e escrutínio, e começo a trabalhar junto com ela na base chamada Zivug de Haka’a (acoplamento).

Por um lado, o acoplamento é uma rejeição porque rejeito meu ego, mas não o descarto, não o destruo, mas simplesmente o afasto para me conectar com a força superior. Na medida em que posso incluir meu ego, isto é, meus desejos corretamente direcionados, eu os incluo.

Essa é uma ciência muito exata, não há sentimentos na Cabalá. Ela contém leis precisas, fórmulas, forças e sua aproximação e distanciamento mútuos, e como, conectando-se umas com as outras em diferentes níveis, elas formam todos os tipos de formas: linhas direita e esquerda. Dessa forma, certos sentimentos são evocados, mas apenas para controlar esse processo.

Subimos de uma sensação para outra até começarmos a sentir o Criador. Mas todos esses sentimentos não estão em nós, não em nosso ego, mas na qualidade de doação que desenvolvemos em nós mesmos. É um raciocínio superior que não se baseia em nossos sentimentos porque os sentimentos vêm depois da razão.

Primeiro, a mente evolui, que desenvolve o autocontrole, a compreensão de todas as ações, e só depois disso surge um sentimento de você. Esse é um nível de existência completamente diferente: além de nossa natureza atual.

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. Faça uma Pergunta a um Cabalista”, 12/12/13