“O Que Podemos Aprender Com O Universo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Podemos Aprender Com O Universo?

O universo já foi comprimido em um único ponto, explodiu no que conhecemos como “o Big Bang” e suas partes se dispersaram onidirecionalmente até se estabelecerem em um lugar de equilíbrio entre as forças que agem sobre elas.

A natureza em geral busca esse equilíbrio. Estamos nesse processo de expansão, longe de um centro de conexão. Alguns cientistas dizem que esse processo precisa terminar e outro processo se desenrolará, seja de conexão ou pelo menos de retorno a alguma nova forma de equilíbrio. De fato, podemos influenciar os corpos celestes a retornarem ao seu centro e veremos até que ponto influenciamos a série de galáxias, estrelas e planetas para que se tornem uma entidade.

Como podemos influenciar o universo? Primeiro, precisamos entender que o universo é um único desejo. O processo de dispersão e conexão é paralelo ao processo espiritual de como uma vez experimentamos nossa conexão completa como um único desejo, um estado que na sabedoria da Cabalá é chamado de “a alma de Adam HaRishon”. Esse desejo se quebrou em uma quantidade enorme de partes. Em cada um de nós existe uma pequena parte desse desejo geral ou alma. Em hebraico, a palavra para “seres humanos” é “Bnei Adam” (“os filhos de Adão”) desde que emergimos daquela alma inicial e, de acordo com a Cabalá, o propósito de nossas vidas é reconectar nossos desejos distantes, quebrados e dispersos de volta a esse único desejo ou alma. Ao relacionar nossos muitos desejos a um único objetivo final, onde uma força superior os une como um, começamos a ver como todas as partes do universo se aproximam em uma única complementaridade e totalidade. Quando atingimos esse estado total final, atingimos uma sensação de perfeição e eternidade.

Sobre a sensação eterna que alcançamos ao final de nosso desenvolvimento, também podemos aprender com o universo sobre como vivemos em um espaço infinito. Vemos tais fenômenos na astronomia onde pensamos em um determinado espaço no universo como vazio, e desenvolvemos ferramentas mais avançadas e descobrimos que o que antes víamos como um espaço vazio, na verdade, consiste em galáxias mais distantes. Em outras palavras, o universo nos mostra um exemplo físico de infinito, que é paralelo ao estado espiritual de eternidade que existe quando conectamos nossa série de desejos de volta a um único desejo.

Baseado na Lição Diária de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman na quarta-feira, 14 de dezembro de 2022. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.