O Estado Do Nosso Mundo

254.01A necessidade da longa cascata para este mundo será explicada abaixo, que este grande trabalho de transformar a forma de recepção na forma de doação só pode ser concebido neste mundo Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot , Parte 1, “Observação Interna”, Capítulo 4, Item 20).

Pergunta: O que é este estado chamado nosso mundo, e como é que a forma de doação só pode ser adquirida a partir dele?

Resposta: Por um lado, nosso mundo é o mais baixo dos mundos; está muito distante das qualidades do Criador, as qualidades de doação, e existe completamente na qualidade de recepção. Por outro lado, usando um mecanismo chamado Torá, ou seja, a luz superior, que vem até nós e nos permite adquirir a qualidade de doação, podemos gradualmente subir da qualidade de recepção para a qualidade de doação e assim se aproximar do Criador.

Pergunta: Mas por que especificamente do estado do nosso mundo? O que é tão especial sobre isso?

Resposta: Nosso mundo é oposto ao mundo superior, oposto ao Criador. Enquanto existimos nele, podemos agir da maneira que a qualidade de recepção nos ditar. Então, gradualmente adquirimos também as qualidades de doação. Primeiro, adquirimos a qualidade de “receber para receber” e depois de “receber para doar”. Assim, nos tornamos equivalentes ao Criador.

Nosso mundo é um estado especial onde existimos apenas na recepção, inicialmente sem entender o que é doação real e absoluta. É a partir do estado oposto que podemos entender o que é. Mas primeiro precisamos entender completamente o que é recepção.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 04/12/22