Como Podemos Construir Um Kli?

610.2O que é a fé acima da razão? Por que precisamos anular nossas mentes e sentimentos para entrar no mundo espiritual e o que receberemos em vez disso? Esta é uma pergunta legítima porque uma pessoa começa a sentir que deve mudar a si mesma e se transformar em outra coisa.

Se não podemos usar nossa mente corpórea e ainda mais nosso coração egoísta no mundo espiritual, o que mais nos resta? Como podemos construir um Kli para sentir o mundo superior, para sentir o Criador; como formamos uma nova mente e sentimentos em um grau mais elevado?

Vemos como os diferentes níveis de matéria humana, animal, vegetal e inanimada diferem uns dos outros, mesmo neste mundo. Cada nível de desenvolvimento é caracterizado por sua própria mente, sentimentos, forma, comportamento e liberdade de movimento. Quanto mais desenvolvida for uma criatura, maior será sua mente, sentimentos e capacidade de se conectar com o ambiente. E quando entramos na espiritualidade, entramos em um novo ambiente, um campo de forças de doação, não recepção.

Existem quatro tipos de forças de recepção que são reveladas em nosso mundo. Existem três graus: inanimado, vegetativo e animado, e também humano, que é um estágio de transição para o próximo nível, o grau inanimado, vegetativo e animado do mundo espiritual. Adão, o homem do mundo superior, já é um estado de adesão ao Criador.

Acontece que estamos nos movendo de um mundo para outro e devemos sair de nossa mente e sentimentos anteriores para conseguir isso. Isso não significa que ficamos sem mente e coração: recebemos uma nova mente e sentimentos, espirituais, que são construídos nas forças de doação, Bina. Bina é uma combinação do desejo de receber que vem de baixo com a luz superior que vem de cima. Juntos, eles constroem uma nova forma chamada Bina que está localizada no meio entre Keter e Malchut.

Desta forma, formamos uma nova percepção chamada fé (o grau de Bina ) acima da razão, acima do nosso egoísmo, o desejo de receber. Construímos essa nova mente e sentimentos por meio de todos os tipos de conexão entre nós. E nisso “eles ajudaram cada um a seu amigo”. Quando saímos de nosso egoísmo em relação ao outro, revelamos esse grau de fé, ou seja, doando ao outro acima da razão, acima do sentimento egoísta do nosso “eu”.

No final, nessa aspiração, eu devo sentir todos, exceto eu. É como se meu “eu” não existisse; em vez disso, todo mundo existe, exceto eu. Então sentirei nesses outros a força superior, o Criador.

Somente em conexão, no único Kli, a única força superior é revelada. Este trabalho começa com ações mecânicas aparentemente simples, com comunicação virtual. No entanto, ao fazer isso, expressamos nosso desejo de nos elevar acima de nossa mente e sentimentos atuais e adquirir uma mente e sentimentos comuns para que o Criador seja revelado dentro de nós, como está escrito: “Eu habito entre meu próprio povo”, entre todos aqueles que se unem em uma aspiração a Ele.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/09/20, “Trabalho com Acima da Razão”