“A Permacrisis É Apenas A Promoção” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “A Permacrisis É Apenas A Promoção

O Collins Dictionary, com sede no Reino Unido, escolheu “permacrisis” (permacrise) como a palavra do ano para 2022. A palavra “permacrisis” descreve “um período prolongado de instabilidade e insegurança”. É uma das várias palavras que Collins destaca que se referem a crises em andamento, que incluem instabilidade política, guerra na Ucrânia, mudança climática e custo de vida. Acredito que isso ainda não é uma crise; é mais uma promoção para a coisa real. A crise real ainda está a alguns anos de distância, mas o declínio em direção a ela já começou.

As crises não são inevitáveis. Nós as impediríamos se decidíssemos fazer isso. Mas como nos preocupamos apenas com nossos próprios interesses, não podemos chegar a um acordo sobre soluções abrangentes. Quando a verdadeira crise se desenrolar, ela não fará distinção entre nós e atingirá a todos.

Por enquanto, a humanidade, ou pelo menos a parte rica dela, a parte que pode impedir a humanidade de cair em um abismo, não está realmente sofrendo. Ela pode ver as nuvens no horizonte, mas por falta de perigo imediato, segue a corrente. Para onde estamos indo? Ninguém sabe, mas não é nada bom.

Não precisamos de conhecimentos particulares ou habilidades especiais para resolver as crises. Também não precisamos de muito dinheiro. Tudo o que precisamos é a vontade de nos unir e trabalhar juntos para realizar nossas resoluções. O próprio espírito de concordância fará a diferença. Como a divisão é o problema, a coesão é a solução. Infelizmente, não podemos, ou não concordamos, então vamos com o fluxo. No entanto, devemos lembrar que a corrente leva à cachoeira.

Não é que estejamos particularmente cansados diante das múltiplas crises que afligem a humanidade. É da natureza humana esperar pelo último minuto, agarrar-se ao que é familiar e esperar o melhor. Mas não há reviravoltas para melhor, pois interpretamos o “melhor” como “melhor para mim” enquanto a vida promove o que é melhor para todos.

Se nos preocupássemos com os outros e quiséssemos melhorar a vida de todos, nos alinharíamos com a realidade e assim eliminaríamos todas as crises. Nossas crises pessoais e locais desapareceriam, pois todas as crises ao nosso redor desapareceriam, pois todas elas surgem, como acabamos de escrever, da intransigência, da obstinação.

A permacrisis, portanto, não se deve à mudança climática, a uma guerra local ou à inflação. É o resultado do narcisismo. Quando pararmos de tentar melhorar as coisas apenas para nós mesmos e começarmos a procurar maneiras de ajudar a todos, ajudaremos a nós mesmos, e a permacrisis se tornará paz permanente e satisfação duradoura.