A Felicidade De Uma Mulher — Hoje É Mais Do Que Família E Carreira

Cabalá e Mulheres

Uma visão sobre a busca interior e o desenvolvimento espiritual das mulheres

As mulheres exigem o status espiritual igual ao dos homens.

Estamos vivendo um momento muito especial. Os filhos saem de casa em tenra idade; as relações entre os casais não são tão próximas como costumavam ser. Hoje, as mulheres estão nos mesmos círculos sociais e têm o mesmo poder que os homens e, em muitos casos, até mais. Com isso, o sentimento de vazio e as tentativas de realização e felicidade deixam de estar relacionados à família ou mesmo à vida profissional da mulher.

Embora ainda seja importante para a mulher estar contente com o marido, filhos ou netos, bem como com a vida profissional, isso não é suficiente para ela. Seu ego é tão desenvolvido que rompe as cercas da família, do local de trabalho e até da nação. Quer espiritualidade.

Esse anseio por realização espiritual aumentou nos últimos 15 a 20 anos. Antes da geração atual, havia alguns casos aqui e ali, mas não acontecia aos milhares como hoje.

Esses dias nos lembram os tempos de Abraão, que formou o primeiro grupo Cabalístico na antiga Babilônia. Naqueles tempos antigos, as mulheres que alcançavam a espiritualidade estavam ao lado dos homens. Elas estavam em um nível espiritual igual ao dos homens. As grandes profetisas, como Dvorah, Hulda e outras atingiram níveis espirituais ainda maiores que os dos homens. As pessoas viviam na realização da Divindade, e as crianças aprendiam essas verdades desde cedo.

Mas após o declínio da espiritualidade da humanidade, raramente vimos mulheres Cabalistas. Houve algumas que alcançaram a espiritualidade, desde os tempos da destruição do Segundo Templo até a nossa geração, mas foi um número limitado.

Hoje, porém, gostemos ou não, estamos voltando ao mesmo estado inicial em que a humanidade estava unida como um homem em um coração. Por causa disso, as mulheres devem estar no mesmo nível espiritual que os homens. Em outras palavras, a decadência espiritual da humanidade que levou à desvalorização do status espiritual da mulher tem que ser remediada em nossos dias.

Por isso, hoje, temos que atender a demanda que vem de tantas mulheres. Não é apenas uma demanda, mas uma verdadeira necessidade.