Sob A Sombra De Um Lar Temporário

745.01O feriado de Sucot simboliza alegria. É um feriado maravilhoso, agradável, fácil e simples que as pessoas adoram muito. Embora exija preparação avançada, ainda assim está imbuído de uma atmosfera alegre. Por quê?

Em primeiro lugar, após o autoexame, após receber a Torá em Shavuot, no dia 9 do mês de Av, nos vimos quebrados (isso também é simbolizado pela quebra das tábuas). Então chegamos ao reconhecimento do mal, e no Ano Novo judaico (Rosh Hashaná) decidimos que devemos nos corrigir.

Então veio o Dia da Expiação (Yom Kippur). Na linguagem da Cabalá, isso é descrito como o abraço das linhas direita e esquerda, a manifestação das qualidades de julgamento (Dinim) e misericórdia (Chassadim), suavizando.

Então, finalmente, chega o feriado de Sucot, correções especiais, quando já posso pegar meus desejos e criá-los para doação. O símbolo deste processo é a sucá (uma cabana). Tudo é extremamente simples: eu uso os desejos mais simples, “descartados”, representados pelos galhos e folhas da cabana.

Não há nada neles, mas é com eles que construo para mim um lar temporário, um dossel que dá pelo menos alguma sombra sobre minha cabeça. É feito de coisas que não têm valor e podem ser encontradas em todos os lugares.

Uma vez que eu tenha construído este estado, este abrigo temporário, posso me alegrar dentro dele. Assim, ele simboliza o vaso espiritual (Kli) no qual recebo a luz. O dossel é um símbolo da tela (Masach). Eu não quero receber a luz diretamente, a sombra deve prevalecer significativamente sobre ela, para que ela mal atravesse o telhado.

Estou feliz por ter formado uma tela acima de mim que me permite esconder a abundância superior e permanecer nas sombras. Eu mesmo (embora, é claro, com a ajuda da luz que reforma) posso me esconder dos prazeres em um vaso espiritual.

Então o processo continua. Eu me corrijo repetidamente em meus vasos (desejos) em crescimento, estou com eles em uma “cabana”, ou seja, posso abri-los e usá-los com a ajuda da tampa.

Então eu chego ao feriado de Simchat Torá (A alegria da Torá). A Torá é a luz que reforma que recebi em Shavuot. Eu usei essa força para corrigir os vasos e agora estou saindo da cabana. Ou seja, tenho uma tela ilimitada e não preciso mais cuidar da cobertura.

A saída da cabana simboliza o fato de que a partir de agora estou livre para vagar por toda a realidade, por todo o mundo. Não é mais necessário construir uma tela sobre minha cabeça porque agora ela está dentro de mim. Estou em um vaso autocorrigido.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 18/09/13, “Sucot”