Revolução Dos Desejos

537Não há escapatória; depois de todas as reviravoltas da história que ainda podem acontecer, todos nós chegaremos à decisão de que devemos nos elevar acima da natureza egoísta humana e chegar à doação (Lishma). Apenas esse objetivo está diante de nós – ao contrário do ideal material de ficar rico e se tornar o rei do mundo.

É impossível perseguir dois objetivos ao mesmo tempo. O desejo deve ser sempre grande e único. Ou é um ideal espiritual, o desejo de se aproximar e se unir ao Criador, ou um ideal material, de dominar todas as riquezas do mundo.

Embora tenha havido muitos Cabalistas na história que eram pessoas ricas, este não era seu objetivo; foi assim que a vida acabou. Ao mesmo tempo, havia Cabalistas que viviam na pobreza.

Todas as pessoas que existiram ao longo da história estão divididas nesses dois grupos: as que lutam pelo espiritual e as que lutam pelo material. Embora todos nós saiamos do mundo material, do desejo de receber, a vida gradualmente nos ensina que precisamos avançar para o desenvolvimento espiritual.

Hoje vivemos uma verdadeira revolução, embora ainda não a sintamos. As pessoas estão começando a mudar de desejos materiais por comida, sexo, família, riqueza, honra e conhecimento para uma nova direção, para valores espirituais. É claro que isso não acontece com todos de uma vez, mas aos poucos, passo a passo, está conquistando novas camadas da população mundial. Gradualmente, esta mudança está ocorrendo em todo o desejo comum da humanidade.

De acordo com o programa da criação, o mundo inteiro deve alcançar Lishma, a intenção de doar, como o Criador. Como se diz: “Todos Me conhecerão do menor ao maior, pois Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 24/10/22, Escritos do Baal HaSulam, “Exílio e Redenção”