Rei David: A Quintessência De Todas As Correções

232.1O último dia de Sucot é dedicado ao convidado de honra David, a correção da Sefira Malchut. É claro que todas as correções estão concentradas e terminam em Malchut.

Malchut é a quintessência e o resultado de todas as correções. Portanto, o Rei David, Malchut, significa o fim das correções de nossa alma quando todos nos reunimos sob o teto da sucá, sob uma tela, e recebemos a luz superior de cima, que é revelada no Kli corrigido.

Assim, alcançamos o estado em que toda a luz superior entra em nosso Kli. Então vem a festa da Alegria da Torá (Simchat Torá), quando recebemos a luz superior não mais dentro da sucá, não sob o teto, mas sim fora dela, e a luz superior preenche toda a realidade.

David simboliza o Kli geral, que são todos os seres criados. Por um lado, é um estado de completa separação do Criador, da luz superior. Mas, por outro lado, neste estado há um trabalho completo que nos leva à adesão com a força superior.

Portanto, o rei Davi é tecido de forças opostas, de qualidades contraditórias. Se falarmos de seu trabalho espiritual, toda a sua vida foi assim porque ele lutou o tempo todo. Mas ao mesmo tempo ele era o governante, o Rei de Israel.

O Rei Davi recebe das qualidades de doação, de Abraão, Jacó e José. Das qualidades de recepção, de Isaac, isto é, de superação, ele toma Kelim para usá-los apenas na medida em que as qualidades de Abraão, Jacó e José podem ser impressas neles. Essa combinação de forças ocorre em Davi, e por isso ele é chamado de Rei de Israel.

Afinal, Malchut acumula e reúne todas as forças dentro de si e as combina na forma correta.

Portanto, Davi teve uma vida tão difícil, conforme descrito na Torá. Ele estava constantemente envolvido em várias guerras e problemas e foi forçado a se esconder de adversários e inimigos. Sua vida não foi fácil, mas ele corrigiu toda Malchut através disso. O Messias é chamado filho de Davi porque ele vem dessa qualidade.

Enquanto o povo de Israel não tiver um rei, isso significa que eles não podem construir Malchut; isto é, não podem se tornar semelhantes ao Criador em sua plenitude. Afinal, o Rei de Israel é aquela a qualidade de semelhança com o Criador que os seres criados formam dentro de si mesmos, dentro de sua conexão.

Da Lição Diária de Cabalá 16/10/22, “Ushpizin David – Sefira Malchut