Feriado De Sucot: Aarão

294.4A Torá realmente não distingue Aarão. Ele constantemente acompanha Moisés como se estivesse escondido em sua sombra. Moisés atua como um elo entre o Criador e o povo, e Arão fica ao lado dele como seu assistente, seu irmão.

A partir dessa história, o papel de Aarão não é muito claro. Mas só porque não está claro, está aparentemente mais escondido, o que significa que está mais próximo de uma pessoa, de você e de mim, e relacionado ao nosso trabalho.

Aarão prepara os vasos, a conexão das pessoas com o Criador. Moisés vem de cima, e Aarão vem de baixo, do povo, todas as qualidades de uma pessoa, todo o grupo e os dez relativos ao Criador. É por isso que o papel de Aarão não se destaca tanto porque uma pessoa tem que adicionar seu trabalho a ele. Moisés atua como representante do Criador perante o povo, e Arão atua como representante do povo perante o Criador.

Se eu estou no poder do Criador (e não há outro além Dele), devo estar sempre satisfeito, em qualquer estado. E se estou insatisfeito com alguma coisa, significa que estou separado do Criador. Portanto, preciso voltar à conexão com Ele, e um sinal de que tenho essa conexão será minha alegria em qualquer estado.

A qualidade de Aarão é a qualidade mais importante em uma pessoa. As qualidades de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés são apenas uma preparação do alto. E a qualidade de Aarão é o nosso trabalho de baixo, que percebemos quando alcançamos a fé acima da razão, que é a misericórdia (Chesed), que está acima de tudo, doação, acima de qualquer desejo de desfrutar.

Estudar a qualidade de Aarão significa aceitá-lo como hóspede em nossa sucá. Queremos que sua qualidade construa nossa alma, a conexão certa entre nós. Revestir a qualidade de Chesed em todas as suas qualidades internas, que são chamadas de “o povo de Israel”, significa fazer o trabalho de Aarão, adotar sua qualidade em si mesmo, em todo o seu desejo de desfrutar.

Da Lição Diária de Cabalá 07/10/20, “Sucot