Para Onde O Livro Do Zohar Leva Você?

193Na Introdução ao Livro do Zohar, Baal HaSulam escreve que, embora nos pareça que tudo está acontecendo diante de nossos olhos, é claro para qualquer pessoa com razão que todas essas imagens existem apenas dentro de nosso cérebro.

Somente quando conseguirmos alcançar tal entendimento, começaremos a nos aproximar gradualmente do que a ciência da Cabalá fala. Portanto, O Livro do Zohar está escondido de nós, e não sabemos como abri-lo e lê-lo. Afinal, a chave para sua compreensão é a percepção correta da realidade.

O Livro do Zohar deve ser abordado apenas através de conceitos internos, imaginando tudo nele contado dentro de si mesmo, todas as definições, sons, mundos, objetos espirituais, almas, relações mútuas e principalmente os parâmetros de percepção da realidade: mundo-ano-alma, acima do tempo, espaço e movimento.

Se percebermos o texto como se desdobrando em um esquema de relações de forças e propriedades dentro de nós, revelaremos gradualmente estados internos cada vez mais profundos em nós mesmos. Então ficará claro para nós que essa realidade externa não existe, por mais real que possa parecer para nós, que ela existe externamente e não está sujeita a nós.

Só agora estou na ilusão de que não sou eu quem cria essa realidade, mas ela mesma se desenrola na minha frente, já existia antes do meu nascimento e permanecerá depois da minha morte. Devemos tentar mudar todos esses pontos de vista até que comecemos a entender o que O Livro do Zohar quer nos explicar.

A entrada para O Livro do Zohar, a chave para ele, está precisamente na transferência de tudo para dentro de si mesmo de acordo com o princípio “O homem… compreende o mundo inteiro”. Portanto, é possível entender se estou estudando corretamente na medida em que espero sentir e revelar todo o meu futuro dentro de mim.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 01/10/10, O Livro do Zohar, “VaYechi