O Livro Do Zohar É O Bilhete De Entrada Para A Espiritualidade

151Todos sabem que O Livro do Zohar é especial. Esse é o único Livro que pode conduzir o homem ao mundo espiritual. Ele se tornou famoso por causa de seu propósito único, e a humanidade o trata de maneira especial.

Um homem nasce neste mundo sem saber nada sobre isso. A natureza preparou para ele uma entrada muito estranha no mundo, nada lhe é explicado de antemão, e sensações, memória ou mente não lhe são transmitidas por seu pai ou mãe ou por gerações anteriores.

Ele nasce como um pedaço de carne e começa a receber impressões deste mundo: calor, frio, luz, escuridão, sons, barulho e silêncio.

No começo, ele não sente nada. Gradualmente, ele começa a reagir aos sons, à luz e depois à atitude de sua mãe, a algumas ações sobre ele, e ele ri ou chora. Ele começa a explorar o mundo, procura descobrir o que o cerca e conhece seu corpo. É assim que ele cresce.

É incrível que alguns dias após o nascimento um filhote de animal saiba tudo e possa sobreviver neste mundo por conta própria, e um bebê humano não seja capaz de nada sem o cuidado de adultos. Além disso, se for deixado na floresta, torna-se igual aos animais ao seu redor.

Todo o desenvolvimento de uma criança em nosso mundo se dá com base nas impressões que ela recebe e nos exemplos e padrões de comportamento que existem no mundo e que os adultos lhe mostram e explicam.

Há música para crianças, brinquedos, playgrounds com caixas de areia e escorregadores, vários conjuntos de construção e jogos, tudo para que as crianças aprendam a quebrar, montar e desmontar, distinguir cores e sons. Tudo isso existe para o desenvolvimento do homem, a fim de prepará-lo para a vida em nosso mundo.

Os pais e o ambiente estão prontos para prover à criança tudo para que ela cresça de acordo com sua geração e o mundo em que vive. Instintivamente, somos criados de tal forma que queremos dar à criança tudo o que há em nós. Caso contrário, ela não estará pronto para a vida.

Tal educação é natural, vem da nossa natureza e não podemos destruí-la. Não podemos encher uma pessoa de informações conectando-a diretamente a um computador e enchendo-a de conhecimento enciclopédico.

Não podemos preenchê-la com educação e conhecimento imediatamente após o nascimento e desenvolver nela sensações, reações e sensibilidade; só gradualmente, passo a passo, na medida em que acumula impressões, ela própria toma a forma de um indivíduo.

Leva os primeiros 20 anos de vida de uma pessoa e ainda mais. E, como adultos, também continuamos a aprender e a nos desenvolver, e quando chegamos à maioridade, lamentamos não saber algo antes.

Um processo semelhante de desenvolvimento ocorre conosco em nosso nascimento e formação no mundo superior. A única diferença é que eu existo nesse mundo, e isso realmente interfere em mim!

Mas também preciso de um pai e uma mãe espirituais, um ambiente, brinquedos, educação, criação e explicação. E se eu não obtiver exemplos, não estarei pronto para o mundo espiritual, ele não se abrirá para mim e não o reconhecerei.

Assim como uma pessoa não pode existir em nosso mundo sem informações sobre isso, sua alma não pode existir no mundo superior sem informações sobre isso. Além disso, o conhecimento do mundo superior é um sentimento de vida nele (Baal HaSulam, “Corpo e Alma”).

Imagine que se um bebê recém-nascido fosse deixado em um berço e não recebesse nada além do necessário para sua existência, ele permaneceria um pedaço de carne.

Não seremos capazes de nos desenvolver se não recebermos impressões novas e variadas. Podemos não entendê-las, assim como um bebê não as entende, mas primeiro somos preenchidos com todos os tipos de influências e impressões externas, e assim crescemos.

O mesmo acontece na espiritualidade. Devemos nos encher de várias influências externas que vêm do mundo espiritual. Mas elas não existem em nosso mundo!

É exatamente essa influência “externa” que O Livro do Zohar tem sobre nós. É por isso que este Livro é especial. Se uma pessoa lê ou ouve este Livro, independentemente de sua compreensão, o Livro a enche de várias impressões do desconhecido mundo superior. Nenhum outro Livro tem tanto impacto sobre uma pessoa.

Gradualmente, à medida que estudarmos O Livro do Zohar, receberemos impressões dele, as acumularemos, e elas nos penetrarão e cuidarão de nosso avanço.

Claro, acompanharemos a leitura do Livro do Zohar com pequenas explicações para dar à pessoa alguma conexão com sua narrativa.

Mas, de fato, uma pessoa pode lê-lo mesmo sem explicações com apenas o desejo de entender, como uma criança de olhos bem abertos quer alcançar o mundo e saber tudo porque a natureza não permite que ela permaneça em repouso por um minuto.

Se abrirmos nossos sentidos, coração e mente apenas para absorver tudo deste livro, como um bebê absorvendo o mundo com olhos entusiasmados, avançaremos.

E não importa se uma pessoa tem uma mente brilhante ou é difícil para ela aprender, se ela é preguiçosa ou ágil, racional ou sensível, todos receberão o desenvolvimento mais favorável para ela.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá, 23/11/09, O Livro do Zohar “Noé”