Dia Em Memória Do Professor

961.2A partida deste mundo de um grande sábio, professor e mentor espiritual é um dia especial. Afinal, ele sobe mais um grau e nos mostra que devemos segui-lo.

Vemos que cada um dos grandes Cabalistas deu um passo à frente em seu próprio caminho especial e trouxe a ciência da Cabalá, a revelação do Criador, a metodologia, compreensão, sentimento, fusão com o Criador e unidade mais perto das pessoas.

Acho que o Rabash deu o último passo depois de todos. Ele está sobre os ombros de todos os Cabalistas que viveram antes dele, desde Rabi Akiva em diante, até Ari, Ramhal e Baal Shem Tov. O Rabash resumiu tudo o que eles descobriram para a humanidade e nos deu essa metodologia de uma forma pronta e ordenada, que podemos usar e implementar.

Precisamos nos apegar às instruções para o trabalho espiritual que ele deixou, conforme declarado em seus artigos. O Rabash não queria ir além do trabalho interior do homem em suas explicações. Ele não se envolve em esclarecimentos filosóficos ou históricos e não discute o desenvolvimento geral da humanidade. Ele era muito cauteloso em se apresentar como um grande Cabalista, como Baal HaSulam, Ari e Ramhal, e tentou modestamente manter uma descrição. Assim foi por toda a sua vida.

Ainda temos que revelar a essência de sua contribuição e sua verdadeira altura, e ver quem nosso professor realmente era.

Da Lição Diária de Cabalá 30/09/22, “Dia em Memória do Rabash (Yahrzeit)”