Rosh Hashaná: Aniversário De Adão

744Todas as nações do mundo celebram o Ano Novo como um feriado corpóreo comum, e somente os judeus têm uma celebração especial quando celebramos a criação de Adão. Esta é uma data muito significativa.

Cinco dias antes do Ano Novo (Rosh Hashanah), ocorreu a criação do mundo, e no dia de Ano Novo, na quinta hora da sexta-feira, Adão foi criado.

Todas as datas vermelhas do calendário judaico são dedicadas não aos feriados corporais, mas a várias ações espirituais, incluindo a criação do mundo e a criação de Adão. Elas deram ao nosso povo um movimento geral e proposital para a frente.

Adão é uma alma, ou seja, uma estrutura de força, uma rede de forças, que supostamente está localizada em algum lugar no espaço e é uma analogia do Criador.

Mas foi criado de cima, sob a influência da força superior, que é bondade, amor e doação. Portanto, a própria estrutura estava no mesmo estado de doação, amor e misericórdia para consigo mesma, e era um “casulo” interno e autossuficiente que não precisava se desenvolver, existia por si mesmo.

Para forçar essa estrutura a se desenvolver, era necessário sacudi-la de alguma forma, introduzir nela um elemento de interferência, uma forte influência externa. Isso foi feito com a ajuda de um sistema adicional chamado Hava ou Eva. Ela perturbou o equilíbrio interno do Adão e, como resultado, essa estrutura explodiu por dentro.

Por exemplo, quando ocorre um desequilíbrio em uma bomba atômica devido à convergência excessiva das duas metades, a massa crítica aumenta e começa a autodecadência, o que leva a uma explosão nuclear.

A mesma coisa aconteceu aqui. Acontece que basicamente comemoramos a queda. Parece que devemos nos sentar de luto, jejuar, chorar e “aspergir cinzas sobre nossas cabeças”.

Não, nós a celebramos, porque graças à quebra podemos nos reunir a partir dos fragmentos de Adão e Eva e nos levar ao estado semelhante à força superior que os criou e nos tornar iguais a ela em perfeição e eternidade.

Dessa forma, corrigimos o que o Criador deliberadamente quebrou para nós, assim como os pais desmontam um quebra-cabeça para uma criança para que ela se torne mais esperta ao montá-lo. Em toda essa ação, devemos ver a preparação do Criador que nos trata com amor e deseja que alcancemos Sua perfeição, nos tornemos iguais a Ele.

Portanto, celebramos a oportunidade que nos foi dada para a correção como um feriado. Esse é o Ano Novo.

De KabTV, “Feriados, Rosh HaShanah