O Todo É Maior Que A Soma De Suas Partes

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da Wired): “Agora, graças às novas tecnologias de observação, um poderoso software e métodos estatísticos, a mecânica dos coletivos está sendo revelada. De fato, vários físicos, biólogos e engenheiros têm envolvido que a própria ciência parece estar alcançando uma mudança dependente de densidade. Sem líderes óbvios ou um plano abrangente, este coletivo do coletivo obcecado está descobrindo que as regras que produzem uma coesão majestosa de empurrões local transformam-se em tudo, de neurônios a seres humanos. O comportamento que parece incrivelmente complexo pode ter fundações desconcertantemente simples. E as regras podem explicar tudo, de como o câncer se espalha até a forma como o cérebro funciona e como frotas de carros dirigidos por robô podem um dia trafegar por rodovias. A forma como as pessoas trabalham em conjunto pode realmente ser mais importante do que a forma como elas trabalham sozinhas. Aristóteles primeiro postulou que o todo pode ser mais do que a soma de suas partes”.

Meu Comentário: O conceito da universalidade de qualquer unidade, onde cada um deixa de sentir a si mesmo, mas sente o todo coletivo, não é novo. Ele só escapa de nós que olhamos para tudo através do nosso egoísmo estreito. Hoje, a natureza nos fala sobre o caminho para a integralidade, pois esta se manifesta assim diante de nós.

A unificação das partes em um todo coerente cria um poder e uma propriedade especial que não existem numa simples soma deles, porque eles estão unidos acima e superam seu egoísmo.