“Você Pode Me Contar Mais Coisas Sobre A Língua Hebraica?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Você Pode Me Contar Mais Coisas Sobre A Língua Hebraica?

Pouco tempo depois de começar a estudar com meu professor de Cabalá, o Cabalista Baruch Ashlag (Rabash), chegou até nós uma carta de um prisioneiro que vivia em condições terríveis em um campo de prisioneiros na Sibéria.

A carta foi escrita em hebraico, cheia de rimas muito complicadas que eu não entendia, e era de uma pessoa que não tinha conhecimento prévio de hebraico, nem estava ligada a Israel ou ao povo judeu.

Rabash me disse que provavelmente o que aconteceu foi que, devido ao sofrimento, o prisioneiro passou a sentir o hebraico e a interioridade da língua.

Como pode ser que, devido a um grande sofrimento, uma pessoa sem nenhuma conexão aparente com Israel ou o povo judeu comece a escrever em hebraico?

A explicação Cabalística é que seu sofrimento o levou a um certo tipo de conexão com a fonte de seu sofrimento, que está nas profundezas da criação, e lá ele encontrou expressão em hebraico.

Cabalistas, ou seja, pessoas que mantêm uma conexão com as camadas mais profundas da criação, veem que é realmente possível para uma pessoa descobrir a língua hebraica da maneira mostrada pelo prisioneiro. Ou seja, o hebraico é a língua base que existe no centro do mundo. Está na raiz de toda escrita, fala e expressão, e nos permite expressar nossos sentimentos mais íntimos.

Se alcançarmos as profundezas da criação, descobriremos o ponto causal da vida – a raiz comum a todos nós – e nessa raiz, temos uma única linguagem e uma única força – de amor, doação e conexão – que nos criou e que nos guia gradualmente em direção à sua revelação.

Baseado no vídeo “O Prisioneiro Siberiano Que Descobriu o Hebraico Fora do Sofrimento” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Tanner Mardis no Unsplash.