O Segundo Exílio Da Espiritualidade

746.03A construção do Templo significa que o povo de Israel criou um estado entre eles no qual o Criador, a força de doação e amor, foi revelado a eles. As pessoas existiam na forma dessa força, e seus estados não eram deste mundo, mas espirituais.

Ao mesmo tempo, um novo grau egoísta, mais interno, se desenvolveu sem relação com elas, chamado Lev HaEven (o coração de pedra), que não pôde ser corrigido no momento; aplica-se a todo o mundo. Portanto, elas começaram a desmoronar; isto é, não conseguiram permanecer no nível de relacionamentos de doação mútua e amor.

Assim, elas caíram desse nível de comunicação e conexão, do nível de semelhança com o Criador, e de tal altura e ideal para um estado de relativa desunião entre si, que é chamado de segundo exílio, ou seja, exílio babilônico. É descrito nos Profetas, no Pergaminho de Ester (Megillat Ester) e em outros livros.

O povo de Israel viveu neste estado por 70 anos. Os números “4” ou “400” e “7” ou “70” são unidades convencionais de subidas ou descidas, como tempo ou distância. Tudo claramente opera de acordo com a fórmula original: a criação do desejo (egoísmo) pela qualidade de doação e amor, chamada luz, de acordo com as quatro fases da luz direta. Essa fórmula vem daqui, e seu trabalho se estende a tudo.

Então, quando os judeus caíram do nível do Primeiro Templo, eles correram o risco de esquecer completamente onde estavam e o que estava acontecendo com eles, o que significava que poderiam se tornar como outras nações.

Mas, neste momento, a combustão espontânea ocorreu novamente quando apareceu a tempestuosa figura egoísta de Hamã, que, como um Faraó, despertou neles a consciência de sua condição. Eles fizeram um ótimo trabalho trabalhando juntos para se elevar acima do nível de Hamã, para matar esse egoísmo em si mesmos e, assim, subir para o próximo nível, chamado de Segundo Templo.

Não havia mais doação e amor como no Primeiro Templo. Se antes prevalecia o nível de “Ame o próximo como a si mesmo”, sob o Segundo Templo, o nível de conexão entre as pessoas estava no nível de “Não faça ao outro o que é odioso para você”. É essa conexão que é chamada de Templo; não são os restos das ruínas em Jerusalém.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. História do Povo Judeu”, 04/05/14