O Passado Precisa Ser Cortado

627.2Pergunta: Marina escreve: “Somos imigrantes. Saímos do país recentemente. E tudo parece estar bem. Meu marido trabalha e eu estudo. Mas não podemos nos acostumar com nossa nova vida de forma alguma. Sonhamos com a nossa vida onde crescemos e nos tornamos adultos, onde fomos felizes, nos conhecemos, casamos e tivemos filhos. Mas entendemos que toda essa felicidade jamais voltará. Nós nos molestamos quando nos lembramos de como foi bom para nós e não podemos parar. Minha pergunta é: como romper com o passado e começar uma nova vida? Como fazemos isso?”

Resposta: Parece-me que este é um problema psicológico, não qualquer outro. Há pessoas que se mudaram de um país para outro e no dia seguinte já estão andando pelas ruas e se sentem à vontade.

E há pessoas que mesmo depois dos 30 ou 40 anos ainda se sentem novos imigrantes. Não há nada que você possa fazer. É psicologia. Provavelmente é necessário envolver médicos, cientistas e psicólogos que possam resolver esse problema.

Pergunta: Você acha que é necessário amar este país para onde você se mudou? Preciso aceitá-lo lentamente com o meu coração?

Resposta: Isso é obrigatório! E apaixonar-se à força! Porque lá eles colocam em você um amor forçado pelo antigo país. E aqui você tem que fazer isso sozinho.

Pergunta: Mas eu tenho que começar a entrar no país e aprender o idioma?

Resposta: É necessário até fazer com antecedência se houver tempo. Estudei a história e a geografia de Israel. Eu sabia e entendia muitas coisas. Eu até conhecia um pouco o idioma. Não tive nenhum problema em ir à cidade e comprar algo ou pedir algo.

Pergunta: Diga-me, por favor, você continua dizendo que não pode voltar ao passado, que precisa cortá-lo e não olhar para o passado. Como isso é feito?

Resposta: Acho que é apenas uma crença, uma autopersuasão, de que não tenho nenhuma ligação com o passado. O passado cai, é cortado, desaparece e se esvai como uma névoa.

Pergunta: Eu tenho que dominar o presente?

Resposta: Sim.

Pergunta: Se esses dois, marido e mulher, são como um grupo, como eles trabalham um com o outro? Eu realmente quero ajudá-los.

Resposta: Eles devem se apoiar mutuamente no fato de se encontrarem em um novo ambiente, e esse ambiente é o real. Ou seja, é o hoje e o amanhã deles. E não há outro e não haverá, e não há necessidade de existir. Eles têm que se convencer disso. É tudo apenas psicologia.

Pergunta: Diga-me, por favor, se pegarmos o governo superior, o Criador, e olharmos para o mundo humano, olharmos para esses oito bilhões de pessoas como o Criador faz, existe algum lugar em que uma pessoa deveria estar e, em geral, é o seu lugar ? Ou nada em particular pertence a ela? Ela acha que tem uma pátria.

Resposta: É tudo psicologia. Uma pessoa pode ser jogada em qualquer lugar e ela se acostumará com isso e a considerará sua casa.

Pergunta: Então uma pessoa pode dar esse passo e dizer: “Esta terra é minha casa”? E se mudar de um lugar para outro e viver assim?

Resposta: Sim. Assim que percebi que tinha que partir para Israel, mudei-me imediatamente da Bielorrússia para a Lituânia. Eu entrei em uma condição diferente.

Pergunta: Para facilitar a saída?

Resposta: Sim. Aí a primeira pergunta foi: “Quando você vai embora?” E na Bielorrússia eles tinham medo de dizer isso. E foi tudo muito simples.

Pergunta: Então uma pessoa deve aceitar o que já existe agora e entrar nisso?

Resposta: Sim. Corte o passado.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 08/12/22