Do Medo Ao Temor

249.02Um homem é criado do material do desejo de desfrutar; portanto, ele está constantemente preocupado se conseguirá obter prazer. Uma pessoa se preocupa com isso a cada momento de sua vida; ela sente algum tipo de deficiência e teme não conseguir preenchê-la. É como um coelho sempre escondido debaixo de um arbusto tremendo de medo.

O medo de não conseguir o que queremos vive em nós o tempo todo. Essa é a nossa natureza do desejo de desfrutar, que se baseia no medo.

Mas quando nos corrigimos, devemos passar do medo ao temor. Isso é algo completamente diferente. Tenho medo de não poder dar ao Criador, não poderei me aproximar Dele, tornar-me como Ele, realizar Seu desejo. Ele tem me guiado e me dado exercícios durante toda a minha vida, e tenho medo de não sentir isso e não me conectar com Ele corretamente.

O medo é a ansiedade sobre minha própria existência, e o temor é a ansiedade sobre se darei prazer ao Criador. A principal tarefa de uma pessoa é alcançar tal temor; este é o primeiro mandamento.

O sentimento de que tudo vem do Criador e não há mais nada além Dele é a raiz do temor correto do qual já se chega à sabedoria, realização e realização correta.

A fonte do temor do Criador está em Binah, e acima de Binah está Hochma, sabedoria. E ainda mais alto está Keter, o pleno governo do Criador sobre toda a realidade. Portanto, é possível entrar em GAR, as Sefirot Binah, Hochma e Keter superiores, somente através de Binah, o que se chama temor.

Existem diferentes estágios de medo. Nos estágios iniciais, a pessoa se preocupa consigo mesma, com o que vai acontecer com ela e com o que não vai acontecer, e tem medo do castigo. Assim ela passa por todos os medos até chegar ao verdadeiro temor quando teme se será capaz de agradar ao Criador.

Para chegar a temer diante do Criador, a pessoa precisa de um trabalho adequado com seus amigos, onde está a raiz de todos os medos: eu serei capaz de ajudar meus amigos, Serei capaz de sentir sua ajuda por mim ou não? Todo trabalho de desenvolvimento espiritual gira em torno da garantia mútua.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabala 23/01/23, Escritos do Baal HaSulam,Introdução ao Livro do Zohar