“Alguém Deseja O Que É Mau?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Alguém Deseja O Que É Mau?

Devemos primeiro entender o que é desejo e o que há de ruim em nossos desejos. O que há de ruim em nossos desejos é que eles controlam a nós e nosso intelecto.

O desejo – ou, para ser mais preciso, o desejo de receber – é toda a nossa essência e quer ser preenchido com prazer o tempo todo.

Com que prazer ele quer ser preenchido? Ele não se importa, desde que fique saciado. Assim, matar e roubar, e a exploração, manipulação e abuso de outros, podem facilmente ser o que lhe dá sua satisfação. Ações altruístas positivas também podem preencher nossos desejos, mas geralmente não é o caso.

Na sabedoria da Cabalá, esse desejo que desfruta às custas dos outros e da natureza é chamado de “inclinação ao mal”. É mau porque não pode levar os outros em consideração.

Esse desejo constantemente nos comanda, fazendo-nos atender às suas demandas, sem saber que não somos nós. É um desejo que existe em nós como um vírus ou um germe e nos controla.

Nós nos relacionamos com ele como se fosse nós, mas não somos nós. Ele nos controla por dentro em nosso detrimento porque nos faz seguir suas exigências quando nós mesmos desejaríamos nos desenvolver de maneira diferente. Em vez disso, ele nos leva a todos os tipos de situações negativas. Por exemplo, mesmo no nível de nossa saúde básica, nossos corpos desejam simplesmente ser saudáveis, mas devido ao nosso desejo de prazer, muitos de nós preenchem seus corpos com todos os tipos de drogas, produtos químicos, álcool e fumaça em nome do prazer que o seu desejo constantemente nos direciona. Ele não pede nossa permissão, mas nos dita o que aparentemente queremos.

No final, por meio do acúmulo de experiências de vida, bem como de vários sistemas indiretos de apoio nos ambientes que encontramos, uma sirene soa em nosso intelecto: “Espere um minuto! O seu desejo está levando-o para o que não lhe traz benefício!” Ele percebe que simplesmente seguir os ditames de nossos desejos nos levou a todos os tipos de sofrimento e golpes. Em outras palavras, o intelecto surge para equilibrar as demandas do desejo de receber.

O desejo pertence mais ao nível animal dentro de nós, enquanto o intelecto pertence mais ao nosso nível humano. O intelecto é frio. Ele nos diz o que é certo e errado, mas torna-se difícil ativá-lo para controlar nossos desejos.

Podemos entender a dificuldade de controlar nosso desejo com nosso intelecto desde a infância onde nossos pais nos diziam para sermos bons filhos e estudar, mas nós só queríamos brincar e jogar. Mais tarde na vida, podemos dizer que nossos pais estavam certos, mas isso não nos ajuda no momento em que poderíamos ter nos beneficiado seguindo seus conselhos.

Como podemos, ao longo de nossas vidas, no momento em que temos desejos prejudiciais, controlá-los com o intelecto e equilibrá-los?

Em vez de ter que viver nossas vidas de maneira que corremos atrás de desejos que surgem constantemente – pelos quais acabamos pagando e nos arrependendo – a sabedoria da Cabalá oferece uma alternativa: um método de alcançar uma experiência de vida onde realizamos nossos desejos de forma benéfica: equilibrando-os com nosso intelecto de maneiras que levam ao nosso estado ideal.

Baseado no vídeo “O que há de ruim em nossos desejos?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.