“Por Que Há Violência Em Israel Agora?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Há Violência Em Israel Agora?

Um de meus alunos recentemente me perguntou sobre o aumento da violência entre os judeus em Israel após o trágico assassinato de Yoel Lhanghal, de 18 anos, por um grupo de jovens em uma festa de aniversário na cidade de Kiryat Shmona, no norte de Israel.

Na verdade, estamos indo em uma direção negativa, em direção a um estado chamado “o reconhecimento do mal”, ou seja, o reconhecimento de que nosso ego está por trás das várias tragédias e infortúnios que experimentamos.

O ego queima dentro de cada um de nós e está crescendo. Está nos tornando intolerantes com qualquer um que seja um pouco diferente de nós. É assim que deve ser, porque é uma lei da natureza que nos tornemos cada vez mais opostos à qualidade altruísta da natureza até que ganhemos consciência do que realmente somos – egoístas – fiquemos doentes de como hospedamos essa qualidade egoísta negativa dentro de nós (o “reconhecimento do mal”), e desenvolver um desejo sincero de mudar a nós mesmos. No entanto, nesse meio tempo, não estamos fazendo nada para uma transição positiva e, assim, de um dia para o outro, nos tornamos cada vez mais maus.

Em relação ao assassinato de Yoel, seu pai disse: “Como um judeu pode matar outro judeu?” Chegamos a tal estado porque não queremos nos educar sobre nossa natureza egoísta e como transformá-la em seu oposto positivo. Em suma, não queremos nos tornar boas pessoas uns com os outros.

Por quê? Porque rejeitamos qualquer coisa que vá contra a nossa natureza egoísta. Nossa natureza é um grande ego, que deseja desfrutar às custas dos outros, e está escrito sobre nossa natureza que é uma “inclinação do mal”. Foi-nos dada de propósito para que pudéssemos superá-la.

Podemos superar nosso ego trabalhando uns com os outros no desenvolvimento de relações de amor, doação e conexão positiva. Desenvolver relações de amor, doação e conexão positiva significa que primeiro precisamos entender que somos interdependentes e que não podemos existir um sem o outro, embora atualmente nos odiemos. E o ponto de transição é o reconhecimento do mal: que reconhecemos que somos os malfeitores do mundo e que o bem-estar do mundo – a mudança da humanidade para uma direção positiva – depende de nós.

Embora as forças egoístas e altruístas sejam opostas, podemos fazer a mudança do ódio para o amor se desenvolvermos o desejo de que isso aconteça. Como tal, há uma boa razão para o aumento do antissemitismo em todo o mundo. Mais e mais pessoas sentem que os judeus são responsáveis por várias formas de sofrimento que proliferam por toda a humanidade.

O que nos falta é um desejo e um método de como melhorar a situação. Ninguém quer que as coisas fiquem ruins, mas temos que saber que depende de nós. Além disso, devemos conhecer o método para mudar de uma direção cada vez mais negativa para uma positiva.

Por meio da educação sobre a nossa natureza e o que é necessário para mudá-la, precisamos primeiro chegar a um acordo de que o mal reside dentro de nós, na maneira como tratamos uns aos outros, nossos irmãos judeus. Se mudarmos nossa atitude uns para com os outros de negativa para positiva, veremos como a atitude cada vez mais negativa da humanidade em relação a nós também mudará. Em seu lugar, veremos que todos nos tratarão de maneira favorável e respeitosa. Descobriremos também que não precisaremos discutir como fazer as pazes com nossos vizinhos, porque todas as peças se encaixarão: mais e mais pessoas sentirão uma força positiva iluminando o povo de Israel e desejarão apoiar a conexão positiva que desenvolvemos uns com os outros acima do ego crescente.

Baseado no vídeo “Como um judeu pode matar outro judeu?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.