Atraso Indesejável

747.01Os quatro tipos de exílio pelos quais o povo judeu passou são idênticos à fórmula básica da natureza “Yod-Hey-Vav-Hey”. De acordo com essa fórmula do desenvolvimento gradual do desejo, ocorre o desenvolvimento de qualquer fenômeno na natureza.

Além disso, o primeiro exílio não foi sentido de forma alguma como um exílio, assim como as pessoas no alvorecer da existência da humanidade não sentiam a escravidão na ordem dos proprietários de escravos. Aí o desejo era tão pequeno que se a pessoa de alguma forma o satisfizesse, já era bom. E as pessoas concordavam com isso.

Então o desejo se desenvolveu cada vez mais, era necessária mais liberdade e mais de nossa própria incorporação na vida, desenvolvimento e comunicação, a ponto da natureza nos tornar totalmente interligados integralmente uns com os outros, mas ainda não chegamos a isso.

Estamos atrasados em relação a esta fórmula, esta condição da natureza, para nos desenvolver no grau necessário. Como um bebê recém-nascido – o que é ele, quem é ele? Ele não se comunica com ninguém; ele não tem motivos grupais ou sociais. Então ele gradualmente começa a sentir que precisa da sociedade, da família e de tudo mais.

Todo o nosso progresso é baseado no fato de que gradualmente começamos a nos sentir em nosso egoísmo natural no exílio do estado superior, do próximo grau.

Existem graus de matéria inanimada, vegetativa e animada e “homem” (humana) na natureza. A Cabalá fala sobre como gradualmente nos movemos do nível dos animais para o nível do homem. Este é o próximo grau, mas ainda não o alcançamos. Toda a humanidade está no nível animal de desenvolvimento porque se preocupa apenas em como viver, alimentar-se e criar filhos.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada História do Povo Judeu”, 04/05/14