Rosh Hashaná: Hora De Pedir Perdão

562.02Rosh Hashaná é o momento de pedir perdão ao Criador por seus crimes. Em outras palavras, eu sinto que não tenho noção da importância e grandeza do Criador, e peço desculpas por isso. Afinal, se eu sentisse a grandeza e a importância do Criador, é claro que me comportaria de maneira diferente. Acontece que me falta apenas o sentimento do Criador.

É por isso que eu peço: “Deixe-me sentir Você e eu nos tornaremos diferentes!” Isto é o que uma pessoa deve dizer ao Criador; este é o pedido correto e o pedido de desculpas correto. Afinal, por que cometo crimes? Porque me falta o senso do Criador, que se chama fé. Não há sentimento do Criador, não há fé e, portanto, não há ninguém para me impedir. Eu não posso fazer de outra forma porque se o Criador não governa sobre mim, a inclinação ao mal, o egoísmo, governa.

Portanto, peço ao Criador que assuma autoridade sobre mim. Esse é o meu pedido principal, após o qual chegamos a Rosh Hashaná, chegamos ao rei e queremos colocá-lo para reinar sobre nós.

Quero me arrepender de todos os meus pecados, conhecer e sentir tudo o que impede minha correção. Peço ao Criador que abra meus olhos e me deixe sentir onde está o crime e onde está o mandamento para que eu entenda onde eu cumpro Sua aliança de dar, amar e unir, e onde faço o contrário.

Eu não sinto isso agora em todos os momentos da minha vida. Se eu fizesse, é claro que eu melhoraria. O problema é que não sinto o Criador, a força de doação, com a qual eu poderia me controlar. Então, com isso, eu me volto ao Criador e exijo que Ele me dê a oportunidade de me testar quanto à força de doação, e eu nunca cometerei um crime.

Não recordamos o passado e não pedimos perdão por ele. Não devo chorar pelo que aconteceu, mas pelo fato de não me esforçar para corrigir e não exigir que o Criador me ajude nisso. Quero seguir em frente, não cavar o passado e derramar lágrimas sobre o que fiz.

Eu fiz alguma coisa? Eu não fiz nada, o Criador fez tudo. E Ele fez isso de propósito para que agora eu saiba o que preciso consertar. Eu tomo esse mal, o crime que agora foi revelado, e começo a corrigi-lo. Toda a minha aspiração é para frente, não para trás. Essa é a diferença!

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/09/20, “O que é a preparação para Selichot (Perdão)”