Para Entender O Que Está Escrito No Zohar

222O Zohar nos fala sobre o que está acontecendo no mundo espiritual, sobre as ações de doação da criação. Portanto, não podemos entendê-lo, pois ainda não somos capazes de realizar tais ações!

Estamos em nosso desejo egoísta e sabemos apenas como receber satisfação e prazer e como agir para alcançar esse prazer. E as ações sobre as quais O Zohar fala parecem ser descritas em alguma linguagem incompreensível, como um código secreto, como se se tratasse de algo irreal: seja na linguagem da Cabalá, em termos das Sefirot, Partzufim, os mundos, ou como algum tipo de alegoria onde o sol, a lua, as montanhas, as pessoas e os animais agem como em um conto de fadas.

Nenhum de nós o entende, nem o sentimos, porque não estamos na propriedade (natureza) de doar, mas estamos na propriedade (natureza) de receber.

Se recebêssemos as propriedades espirituais superiores de doação e amor em vez de nossas propriedades egoístas terrenas, entenderíamos imediatamente o que O Zohar nos diz e, junto com sua leitura, revelaríamos o mundo superior. Além disso, não será como em um romance de aventura na fantasia, mas na realidade!

No entanto, como ainda não há propriedades espirituais em mim, o que é descrito no Zohar é irreal. É por isso que nossa leitura do Zohar é chamada de “Segula”, uma técnica especial! O que é isso?

Nós lemos e tentamos evocar forças desse mundo, do nível que é falado no Livro. Mesmo que eu não entenda o texto, mas quero mudar e senti-lo, ele “brilha” em mim com uma “luz que retorna à fonte” (Ohr Makif, ou luz circundante).

Essa força atua em mim e revelará novas propriedades em mim, as propriedades de doação que estão escritas no Zohar. Afinal, ele está escrito inteiramente na natureza de doação, não de recepção, e somente de acordo com a natureza de doação podemos entender o que está escrito lá.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá ,29/01/10, Shamati, “Para compreender as palavras do Sagrado Zohar